Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto de judô é cancelado e deixa 85 alunos sem aula

Desde o dia 16 de fevereiro alunos bolsista da escolinha de judô do Ceat estão sem aula

Aproximadamente 85 crianças e adolescentes de baixa renda de Três Lagoas deixaram de ter aulas na escolinha de Judô do Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico Cultural de Três Lagoas (CEAT).

As aulas que aconteciam na quadra externa do Ginásio Municipal "Professora Cacilda Acre Rocha" foram extintas após a exoneração do professor da modalidade, José Ovídio, ele era contratado pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel). Ele e centenas de outros colaboradores foram exonerados por questão judicial do Ministério Público, que prevê a substituição de servidores contratados para concursados, e também por uma medida de economia do Poder Executivo.

Desde 2007, o Ceat atendia jovens de baixa renda da cidade. O professor revertia o salário recebido pela administração municipal, em aulas para alunos da comunidade.

Com o fim do apoio, anunciado no dia 16 de fevereiro, o Centro passou atender, somente os alunos matriculados na escola. Com o cancelamento do projeto, cerca de dez pais de alunos formaram a Comissão dos Pais do Judô do Ceat para reivindicar a não paralisação das aulas, dos jovens bolsistas.

Os pais estiveram na sessão da câmara municipal, no mês passado e  conversaram com os vereadores,  pedindo o retorno das aulas, para as crianças carentes.

Claudiana de Paula Santos, de 30 anos, é atendente e faz parte da comissão de pais.  “Estamos reivindicando pelos jovens que não têm condições de pagar mensalidade, e vão ter que para de treinar, não é justo, todos foram surpreendidos com a notícia”.

A atendente paga as mensalidades da filha de 11 anos, nas aulas de judô, mas se mobilizou com a situação dos outros adolescentes que pararam de treinar. “Nem todos tem condições e vão ter que parar de praticar o esporte. O judô é a modalidade que mais trouxe medalhas para a cidade, tem que analisar isso também. Gostamos muito do método do professor Ovídio. São mais de 20 anos de experiência, porém se ele não puder continuar, pelo menos que os alunos não parem com o esporte”, destacou.

Segundo o professor José Ovídio, com o corte no apoio por parte da prefeitura não terá como atender mais as crianças bolsistas. “Não tenho condições de continuar com o projeto, vou precisar arrumar outro emprego para compensar o repasse que recebia da prefeitura, infelizmente. Fico triste por não poder continuar, e dar aulas aos alunos”.

CONQUISTAS

A parceria entre o Ceat a prefeitura já chegou a atender mais de 200 atletas. Ao longo desses anos, os atletas formados no centro de treinamento já conquistaram mais de 74 medalhas para o município, em competições realizadas no Mato Grosso do Sul, São Paulo e até na Argentina.

PREFEITURA

De acordo com a prefeitura, a prefeita Márcia Moura já autorizou a contratação de 100 vagas em uma academia da cidade, ainda a definir. Os trâmites já estão em andamento, e assim que definidas e abertas às inscrições, a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel) irá orientar os pais de alunos quanto ao local e início das aulas.