Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Mutirão da dengue em Paranaíba será até o final do mês

Secretária de Saúde considera que a cidade está com risco médio de epidemia da doença

Em Paranaíba, apesar do  índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, a Prefeitura Municipal realizará o mutirão da dengue somente até o final do mês de março. Isso porque, de acordo com a secretária de Saúde, Ana Paula Souza, a ação não é recomendada pelo Ministério da Saúde e nem Secretaria Estadual.

No mutirão os agente do Controle de Vetores estão passando nas residências e retirando lixo, entulho e locais que possam acumular água, a ação acontece desde janeiro.

Ana Paula explica que a cidade está com risco médio de epidemia da doença e a situação atual é de um surto na cidade, visto que são mais de 60 casos suspeitos. A cidade com índice mais altos do Estado. “É o risco eminente de uma epidemia”, disse.

A dengue, explica está muito ligada a limpeza e no município o problema tem sido que mesmo tirando muito lixo dos terrenos e casas o agente do Controle de Vetores tem encontrado muitos focos e lixo nos mesmos locais.

“Dengue está associada com a conscientização da população, muito mais a própria postura da população e em reunião com os secretários da região, todos foram categóricos que esta postura não é mais indicada”, explicou.

A secretária afirmou que com a realização do mutirão a população fica mais relaxada, e esquece que cada um responsável pelo seu lixo, até mesmo o entulho e é preciso ter essa consciência.

“Gostaria de dizer que a população colaborasse, porque quando acontece esta cooperação melhora na qualidade de vida na cidade. A gente pode passar Leco, mas senão combatermos os focos, que é onde procria este mosquito, vamos ter que passar Leco o ano inteiro? É impossível para o Poder Público, não surte efeito”, finalizou.