Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto dissemina a história da música regional

Estilos musicais dos principais artistas do Estado serão estudados e reproduzidos

Com o intuito de promover o resgate da história da música sul-mato-grossense, o projeto Musicando Talentos inicia o terceiro ano de atividades com o estudo dos principais artistas que contribuíram para a história da música regional.

Apoiado pela Fibria, em parceria com a Casa da Cultura e a Associação de Moradores do Bairro Jupiá, o projeto já contemplou mais de 140 alunos e, neste ano, a meta é atender 60 pessoas que buscam na música a integração social, lazer e conhecimento sobre a arte.

ESTRATÉGIA

Para dinamizar as aulas, a cada mês um perfil musical será analisado. Esses estilos têm em comum a grande influência na música estadual e surgiram a partir da década de 50. “Iremos abordar estilos como o de Délio e Delinha, Almir Sater, Família Espíndola, Lírios Selvagens, entre outros artistas que marcaram a nossa cultura musical”, diz a coordenadora do projeto, Nilva Barroso. Após cada estudo os alunos farão uma apresentação para a comunidade com o objetivo de compartilhar o conteúdo sobre aquele tema.

Outra novidade é que, em 2015, além das aulas de violão, o Musicando Talentos vai oferecer aulas de percussão. “Essa modalidade está acessível graças a uma doação que recebemos. Agora, os alunos terão a opção de aprender a tocar mais de oito instrumentos”, explica a coordenadora.

Mesmo com a variedade de instrumentos, Nilva afirma que o violão continua como foco da iniciativa. "Daremos suporte para todos os instrumentos, mas, o nosso intuito é estudar a cultura sul-mato-grossense e, por esse motivo, todos os alunos irão estudar esse tema e a percussão fará o acompanhamento das músicas ministradas”, afirma Nilva.

SERVIÇO

As aulas do Musicando Talentos são realizadas na quadra poliesportiva do bairro Jupiá, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante as aulas.