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Dnit vai fechar acessos irregulares existentes na BR-262

Para diminuir o número de acidentes, Dnit adota medidas paliativas na rodovia

Para evitar novos acidentes na rodovia BR-262, no perímetro urbano de Três Lagoas, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) está adotando uma série de providências, que visam atender, inclusive, pedido do Ministério Público Federal (MPF), que instaurou um inquérito para apurar a quantidade de acidentes que ocorrem na avenida Ranulpho Marques Leal.

Nesta semana o Dnit iniciou a instalação de placas de sinalização indicando a velocidade permitida de 40 km/h na avenida Ranulpho Marques Leal. Dois monitores de avanço sinal, que também registram a velocidade em que o condutor passou na rodovia, já se encontram instalados no cruzamento com a Capitão Olyntho Mancini e o outro com a rua Egídio Thomé, além de uma lombada eletrônica instalada em frente a entrada do campus II da UFMS. Além disso, radares foram instalados na BR- 262, sentido Campo Grande, bem como na BR-158, próximo a ponte do rio Sucuriú e outro próximo ao frigorífico.

O Dnit também dará início no próximo mês ao fechamento de acessos irregulares à BR- 262, os quais permitem que motoristas ingressem na rodovia sem utilizar rotatória. Segundo o engenheiro do Dnit, Milton Rocha Marinho, serão fechados os acessos que cruzam com a rua Maria Guilhermina Esteves, e  outro, nas proximidades do Posto Real. “Como já não bastasse os que existem há anos, agora abriram mais esses acessos, que estão colocando em perigo motorista e passageiro”, disse Marinho. Nestes locais serão instaladas defesas metálicas (guard rails) nesses cruzamentos para evitar que condutores tenham acesso direto à rodovia.

A solução para esses problemas, segundo Marinho, é a construção do contorno ferroviário, que desviará o trânsito de veículos pesados da Ranulpho Marques Leal.  O processo para implantação deste projeto, conforme o engenheiro do Dnit está bem adiantado. A empresa que está realizando o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental deve concluir o trabalho em abril. “Esse projeto resolverá todos esses conflitos  de trânsito nos cruzamentos existentes na Ranulpho Marques Leal”, destacou.

A previsão é que o projeto executivo seja licitado este ano e a obra iniciada em 2016. Enquanto o contorno rodoviário não é construído, o Dnit adota medidas paliativas para resolver os conflitos na rodovia para evitar novos acidentes. Em relação à velocidade permitida na Ranulpho Marques Leal, Marinho entende que 40 km/h não é a velocidade ideal para a rodovia, por isso, solicitará à superintendência do Dnit, que está tratando deste assunto com o MPF, para que a velocidade permitida seja elevada para 60 km/h.

Marinho explicou que 40 km/h está dentro do limite mínimo estabelecido pela lei. Entretanto na avenida Capitão Olyntho Mancini a velocidade permitida é 60km/h. “ Realmente, 40 quilômetros na rodovia pode criar problemas de mobilidade e atrapalhar o trânsito, além de causar desconforto aos condutores”, comentou.