Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Procon-TL divulga variação nos preços dos produtos da Páscoa

Alguns produtos chegam a apresentar quase 150% de variação entre comércios diferentes

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon-TL) divulgou nesta semana pesquisa quanto à variação de preços dos produtos típicos do período da Páscoa. Há uma variação de até 48% nos preços de ovos de Páscoa e de até 149% em outros produtos típicos da época, com o filé de tilápia.

O levantamento foi feito em seis estabelecimentos do Município, entre supermercados e lojas de departamento. 

Conforme informou a diretora do Procon, Lilian Campos“, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, somente quatro empresas forneceram dados para a pesquisa, logo, as que não entregaram estão sujeitas a sanções administrativas por crime de desobediência.

VARIAÇÃO

Na pesquisa realizada pelo órgão, foi constatado que a diferença de preço dos cobiçados ovos de Páscoa chega a 48,39% em diferentes comércios (R$ 26,95 a R$ 39,99).

O bacalhau, por sua vez, que custava em média R$ 44,49 no ano passado, neste ano o preço médio é de R$ 54,95, registrando um aumento de 19%.

Na lista dos produtos que mais teve variação de preço encontra-se o filé de tilápia, que apresentou a impressionante variação de 149,58 % de um comércio para o outro, o que reforça a necessidade do consumidor pesquisar preços antes de comprar.

ORIENTAÇÃO

Lilian comenta que, sempre alerta que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem, principalmente, ao prazo de validade, composição e peso líquido do produto.. Ela explica que, quando o ovo de Páscoa contém brinquedos em seu interior, a embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e a faixa etária para qual é indicado.

A diretora cita ainda que muitas vezes a numeração indicativa de tamanho impressa na embalagem do ovo de Páscoa não representa, necessariamente, o mesmo peso ou tamanho de uma marca para outra e até mesmo entre os produtos da mesma marca. “Deve-se, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade”, finalizou Lilian.