Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Hemonúcleo esclarece campanha de doação de sangue na internet

Paranaibenses fizeram campanhas de doação de sangue para duas jovens

Nas duas últimas semanas alguns paranaibenses fizeram campanhas de doação de sangue  para duas jovens, uma vítima de acidente automobilístico e a outra vítima de um disparo de arma de fogo, ocorre que segundo o hemonúcleo, apesar do resultado positivo, em Paranaíba não há falta de bolsas de sangue e as pacientes que passaram por cirurgias não precisaram de bolsas de sangue.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Hemonúcleo, Fabiele Cristina Queiroz Borges, muitas vezes as pessoas fazem este tipo de campanha sem saber se realmente é preciso a doação. “Todas pessoas que estiverem disponíveis podem doar sangue, só que como tem a campanha elas acham que é só um tipo específico”, disse.

Entre outros exemplos, ela citou o fato de um grupo de amigos pedirem para o banco de sangue de Paranaíba abrir ao sábado para eles pudessem doar, o que não ocorreu. Ela destaca ainda que o tipo sanguíneo mais utilizado é o O negatigo, por ser doado universal, além do O positivo e A positivo, por serem receptores universais.

No mês de março, destaca, foram mais de 110 bolsas de sangue coletadas, o que Fabiele considera um número bom, visto que em anos anteriores o estoque esteve muito mais baixo.

O Hemonúcleo de Paranaíba funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 11h. A enfermeira ressaltou que o tempo de duração da coleta é de dez a vinte minutos para cada doador.