Veículos de Comunicação

Maracaju

Biblioteca Municipal de Paranaíba está fechada há quase dois anos

Fechamento ocorreu devido as más condições, como rachaduras na estrutura, com apenas dez anos de uso

Desde meados de 2013 os paranaibenses não contam mais com o acervo de livros da Biblioteca Municipal, isto porque desde esta data o prédio está fechado e os livros não foram transferidos para outro lugar. No local também era possível os usuários utilizarem computadores e internet.

O motivo do fechamento do prédio foram as más condições, como rachaduras na estrutura, com apenas dez anos de uso.

De acordo com a ex-secretária de educação e agora vereadora, Jane Paula da Silva Colombo, ela já enviou vários requerimentos para a Secretaria de Educação e agora Secretaria de Cultura solicitando a reabertura da Biblioteca.

"A Biblioteca tem um acervo muito grande, em todas as áreas, acho um descaso muito grande estar fechada até hoje, haja vista que o primeiro requerimento que eu fiz foi em 2013 e a resposta que obtive da Secretaria de Educação naquela época é que já estava sendo providenciada toda a documentação, via estado, para que fosse reaberta o mais rápido possível e feita a restauração do local", disse

Jane ainda reforça quando entregou o cargo, em 2012 o mobiliário era novo, assim como computadores e para ela, está tudo se perdendo.

A vereadora sugere que já que o recurso para restauração do prédio ainda não foi conseguido, que a mude de lugar, para que a população possa usar o acervo.

No município só há mais uma Biblioteca, que é a do Sesi, que além de não conter o mesmo acervo da outra, desenvolve os projetos próprios.

"A Biblioteca era diariamente usada pelos alunos da rede municipal, estadual, particular, e também das universidades e sei, como professora, que precisamos encaminhar o aluno para a Biblioteca, para ele aprender a fazer pesquisa, aprenda a manusear o livro buscando informação, principalmente no ensino fundamental", enfatizou.

Outro ponto que a vereadora destacou foi o fato de todos os livros da história de Paranaíba estarem lá. "A Biblioteca faz falta e as escolas estão com dificuldade, gostaria de ver ela reaberta o mais rápido possível", completou.

Conforme a secretária de Cultura, Ruth Marcela, são necessários cerca de R$ 80 mil para que o prédio seja reaberto, no caso o recurso segundo ela, será conseguido via Secretaria de Estado de Cultura, ou verba de gabinete do município.

Ainda não há previsão para que o prédio seja reaberto, mas segundo ela, já foi feita avaliação do que precisa ser reformado. "Já levamos engenheiro para ver esta questão estrutural, pensávamos que o dano era irreversível, mas não é, temos uma planilha e orçamento", justificou.