Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura de Bataguassu discute reativação da Defesa Civil

Coordenadoria da Defesa Civil foi criada em 2005, no entanto, não atua mais no município

A Prefeitura de Bataguassu, em parceria com o Corpo de Bombeiros, pretende reativar os trabalhos da Defesa Civil no município. De acordo com informações da prefeitura, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) foi criada em 7 de dezembro de 2005, através de lei municipal, possui uma diretoria, mas não tem atuação no município.

O tema foi discutido recentemente, em reunião realizada entre representantes da Prefeitura de Bataguassu e do Batalhão de Corpo de Bombeiros do município. Durante o encontro, o comandante do Corpo de Bombeiros, major Claudinei da Silva Quintana, esclareceu que através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) é oferecido pelo Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), aos municípios que passam por alguma situação de emergência, auxílio financeiro entre outros recursos. "Tivemos recentemente essas fortes chuvas registradas no mês passado que destelhou várias residências no município. A ideia da Defesa Civil com essa disponibilização de recursos é minimizar o impacto econômico e social ocasionado pelos desastres naturais", disse o comandante.

Quintana informou que a partir de constituído os novos membros do COMDEC e com o órgão devidamente instituído e oficializado perante o Gabinete de Crise da Defesa Civil Nacional, o responsável pela Defesa Civil receberá um cartão nacional e através deste, poderá receber e utilizar recursos após relatos e comprovação de sinistros no município. "Com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), o responsável pela Defesa Civil poderá abastecer o sistema com as ocorrências registradas no município e solicitar os recursos para auxílio do município. Todo o sistema é feito de forma online e tem como objetivo qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso as informações sobre desastres em diversos níveis", destacou o major.

Ainda, o comandante frisou que o COMDEC deverá ter o envolvimento de instituições sem fins lucrativos da sociedade civil, poder público municipal e órgãos de segurança pública e poderá cadastrar ainda projetos educativos para desenvolvimento de ações no município e atuar também no mapeamento e levantamento de dados que possam prevenir ou minimizar futuras ocorrências.

Durante a reunião, houve a definição de que caberá a Prefeitura de Bataguassu instituir a nova diretoria do COMDEC, que depois criado se registrará no sistema S2ID para início dos trabalhos.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário municipal de Administração e Fazenda, Renato Lima Silva e do comandante Quintana, os secretários municipais de Assistência Social, Geovânia Bissoli Siqueira de Almeida; de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Nilo José Perlin e de Infraestrutura, Aparecido Donizete Thomazini.