Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Dia das Mães vai injetar R$ 8,3 mi no comércio da cidade

Valor é inferior ao montante previsto no ano passado, quando o levantamento apontou uma injeção de R$ 10,7 milhões

O Dia das Mães vai injetar na economia de Três Lagoas, R$ 8,3 milhões nas compras de presentes. A estimativa é da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), em parceria com Sebrae/MS e a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros. A pesquisa foi realizada no período de 9 a 18 de abril, quando ouviu 200 pessoas.

O volume a ser injetado nesse ano no comércio de Três Lagoas, nessa data, é inferior ao valor divulgado na pesquisa do ano passado, quando o levantamento apontou que a data do Dia das Mães iria movimentar na cidade, R$ 10,7 milhões. Em todo o Mato Grosso do Sul, a data deve injetar na semana do Dia das Mães, neste ano, R$ 214,5 milhões. O montante, a ser injetado na economia de todo o Estado, também é inferior ao valor previsto no ano passado, quando a pesquisa revelou que a data movimentaria R$ 230,8 milhões no comércio do Mato Grosso do Sul.

De acordo com a pesquisa divulgada, ontem, 86% da população economicamente ativa de Três Lagoas, o equivalente a 65 mil pessoas, vão às compras e pretendem gastar em média, neste ano, R$ 149 na compra do presente. O valor também é inferior ao ano passado, quando a pesquisa apontou que as pessoas pretendiam gastar, em média, R$ 196 com presentes.

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados disseram que vão presentear as mães; 12% as sogras e 8% as esposas. No ano passado, 30% disseram que iriam presentear as esposas e 14% as sogras. Neste ano, houve uma diminuição considerável daqueles que pretendem presentear as esposas.

Segundo a pesquisa, 19% dos entrevistados informaram que vão comprar presentes relacionados aos perfumes e cosméticos, 15% vestuários, 13% calçados, 13% bolsas e acessórios, 10% flores, entre outros tipos de presentes, 2% deverão escolher eletrodomésticos e 1% pretende comprar eletroeletrônicos. Desses últimos, 23% pretendem comprar celulares, 10% televisão, 9% computador, 9% tablete, entre outros. Os eletrodomésticos ficaram entre as escolhas para 12% dos entrevistados, 10% vão optar por condicionador de ar, 10% para forno de micro-ondas, 9% para batedeira, 8% para fogão, entre outros.

O local preferido para as compras será no centro da cidade, onde 83% dos entrevistados disseram que vão adquirir os presentes; 4% nas lojas dos bairros e 10% pela internet. O levantamento apontou que, 70% dos entrevistados vão pagar as compras à vista, em dinheiro ou por meio do cartão de débito; 23% com o uso do cartão de crédito; 2% com cartão da loja. Quando a opção for o pagamento das compras a prazo, 70% dos consumidores pretendem saldar em até quatro parcelas.