Veículos de Comunicação

Maracaju

Sindicato Rural não promoverá mais a tradicional Cavalgada em Paranaíba

Motivo é a falta de regularidade com os exames de mormo equino, que é uma das exigências sanitárias

A diretoria do Sindicato Rural de Paranaíba decidiu nesta semana, em reunião com representantes das comitivas, não realizar a tradicional Cavalgada da Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar) o motivo são as barreiras sanitárias impostas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pelo aparecimento no Estado de Mato Grosso do Sul da doença chamada mormo equino.

No final de abril passado surgiu um caso da doença no município de Bela Vista e a legislação federal, segundo Wilberto Amaral, presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, é muito exigente numa situação desta. Por este motivo, a Iagro baixou uma portaria com uma série de exigências sanitárias. “A principal delas é o exame do mormo equino, e esse exame do mormo equino é um exame que tem de ser tirado o sangue do animal, mandado para São Paulo, demora em torno de dez dias, fica de R$ 110 a R$ 150, dependendo de frete, esta coisa toda”, esclarece Wilberto.

Depois de conversarem por mais de 2h, Sindicato Rural e representantes de comitivas concluíram que numa cavalgada onde participam mais de 1,2 mil cavaleiros fica difícil controlar o acesso de animais nas comitivas. Mesmo que haja um controle na saída da cavalgada, nas esquinas seguintes muitos animais entram na cavalgada sem nenhum controle. Wilberto disse que a Iagro exige que uma única pessoa fique responsável por todos os animais, o que inviabiliza a realização da cavalgada.

Wilberto Amaral também falou sobre a abertura da Expopar 2015, que acontecerá no dia 4 de julho, um sábado, às 18h, e o homenageado deste ano será o ex-governador Marcelo Miranda Soares, onde Paranaíba estará completando 158 anos de emancipação político-administrativa, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e demais autoridades. “O doutor Marcelo, além de ser um grande produtor rural do nosso município, tudo que tem aqui dentro do Sindicato Rural de estrutura física, quem asfaltou todas estas ruas, fez a arquibancada, enfim, tudo que existe aqui hoje de estrutura física foi o doutor Marcelo Miranda, quando governador do Estado, que fez para nós”, finalizou Wilberto.