Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ministério da Saúde lança aplicativo para facilitar tratamento de HIV

App “Viva Bem” serve como registro do uso de medicamentos e da evolução da profilaxia

O Ministério de Saúde por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) criou, na última terça-feira, 12, o aplicativo “Viver Bem”  com o objetivo da nova ferramenta é auxiliar o controle do uso de medicamentos e exames destes pacientes, além de fortalecer ações de adesão ao tratamento. O app está disponível para download gratuito para smartphones e tablets com sistema Android e iOS.

A funcionalidade da ferramenta vai desde lembrar o usuário quando é horário de medicar-se até lembra-lo de que deve buscar seu medicamento nos serviços de saúde. O app serve como um diário, pois o usuário pode registrar dados de exames de CD4 e de carga viral e, assim, acompanhar a evolução de seu tratamento.

Segundo informa o portal do Ministério da Saúde, o aplicativo pode ser usado para cadastrar qualquer medicamento, dessa forma pacientes que sofrem de outros agravos, além de coinfecções e infecções oportunistas, podem deixar registrado o horário e o nome do medicamento que deve usar.

A equipe de reportagem do Jornal do Povo testou o aplicativo e constatou que além de não ocupar muito espaço na memória do celular, o app é prático. Por meio de uma notificação, a ferramenta avisa o usuário qual medicamento deve usar naquele momento. Os exames de sangue podem ser registrados e periodicamente o app avalia a carga viral através de um gráfico.

Vale ressaltar que o aplicativo deve ser usado como uma ferramenta de auxílio ao paciente, e este deve periodicamente consultar-se com um médico.

PACIENTES

De acordo com o Programa DST/Aids de Três Lagoas, há no município 257 pacientes portadores do vírus imunodeficiência humana (HIV) e outras 248 pessoas diagnosticadas com aids. Ao todo, a Saúde Municipal trata 505 pacientes adultos.