Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas fecha abril com saldo positivo de geração de empregos

Depois de três meses, no ‘negativo’ cidade abre 105 novas vagas no mercado

Depois de três meses consecutivos com alto índice de demissões, Três Lagoas mostrou recuperação e voltou a fechar com saldo positivo de geração de empregos.

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, em abril, Três Lagoas foi responsável pela geração de 105 novos postos de trabalho com carteira assinada. O resultado fez com que a cidade saltasse do último (posto ocupado em março) para o terceiro lugar no ranking do Caged, que analisa a evolução do emprego formal nas cidades com mais de 14 mil habitantes.

Em Mato Grosso do Sul, a liderança, em abril, ficou para a cidade de Dourados, com saldo positivo de 336 novos postos de trabalho, entre admitidos e demitidos; seguida por Paranaíba, com 108 empregos no estoque.

Ainda segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a indústria da transformação foi a responsável por essa guinada no cenário de empregos em Três Lagoas. Sozinho, o setor gerou 63 das vagas em estoque, com 528 admissões contra 465 demissões. Já o setor do comércio ficou em segundo lugar, com 47 novos postos de trabalho no estoque. O setor de serviços também voltou a fechar com saldo positivo, registrando saldo positivo de 25 novas vagas entre admitidos e demitidos. Os setores da agropecuária e da construção civil, no entanto, continuam em baixa, com 23 e 5 postos de trabalho fechados, respectivamente, no mês passado.

ANO

Os dados de abril são bem diferentes do apresentado em março. Naquele mês, a cidade havia fechado 383 postos de trabalho no município. Os setores que mais influenciaram neste resultado foram, naquele mês,indústria da transformação (262 postos de trabalho fechados), serviços (-41) e agropecuária (-57).

No quadrimestre, foram 950 vagas fechadas em Três Lagoas. A construção civil liderou o ranking de demissões entre janeiro a abril, com 806 postos fechados. No entanto, este mesmo setor deverá ser o responsável pela recuperação do mercado três-lagoense. Recentemente, as duas fábricas de celulose instaladas no município, Fibria e Eldorado Brasil, anunciaram que vão expandir. Juntas, essas empresas deverão gerar, no pico de suas obras, mais de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos.

ESTADO

Em todo o Estado, foram gerados somente 369 novos empregos formais com carteira assinada no mês passado. Conforme o Caged, o setor de serviços se destacou com 639 novos empregos formais. Porém, não foi suficiente para segurar as demissões registradas na indústria da transformação, 297 postos de trabalho fechados.