Veículos de Comunicação

Campo Grande

Produtor rural é multado por degradação ambiental em Inocência

Pecuarista criava animais na faixa de domínio de uma via férrea

Um produtor rural de Inocência foi multado pela Polícia Militar Ambiental de Cassilândia por criar gado em Área de Preservação Permanente (APP). A autuação aconteceu na tarde de segunda-feira, quando os policiais ambientais, em fiscalização por propriedades rurais daquela região, encontraram criação de gado em uma nascente.

Conforme informações da PMA, o pecuarista criava animais na faixa de domínio de uma via férrea, permitindo que os animais tivessem acesso a ferrovia, que está ativada.

Além do risco de um acidente ferroviário, a PMA apontou também que os animais ficavam em área de várzea e olhos d’água, que são protegidas. Até mesmo currais foram construídos no local, o que é proibido por lei.

“A área cercada era utilizada para dessedentação do rebanho e estava sendo pisoteada pelo gado e equinos, afetando a vegetação que estava em regeneração. Os caminhos que os animais utilizavam estavam iniciando-se processos erosivos”, destacou a PMA, em nota à imprensa.

Aos policiais ambientais, o produtor informou que utilizava o espaço por não ter onde colocar os animais.

Ele foi multado em R$ 10 mil e também responderá por crime ambiental e, caso condenado, poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos. As atividades foram interditadas e o produtor rural foi notificado a retirar os animais do local.

A PMA também acionou a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e vegetal (Iagro). Os fiscais apreenderam os animais, que não estavam vacinados.