Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Após a saída de Mário Grespan, Nuna deixará o Meio Ambiente

Mesmo com a saída de Nuna da Secretaria de Meio Ambiente, a pasta pode continuar sendo comandada por um vereador

O vereador licenciado Jurandir da Cunha Viana, o Nuna (PMDB), vai oficializar hoje a sua saída da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A partir da semana que vem, Nuna retornará ao Legislativo Municipal, de onde se afastou em janeiro deste ano, para assumir a Secretaria. Em seu lugar, tomou posse Luciano Dutra, que é o primeiro suplente do partido, mas como é secretário de Desenvolvimento Econômico, se licenciou para que o segundo suplente Antônio Rialino (PMDB) assumisse o cargo.

Rialino atualmente é o líder da prefeita na Câmara Municipal. A decisão para que ele assumisse a vaga de vereador partiu do próprio do PMDB, para fortalecer a base de apoio à administração da prefeita Márcia Moura. Entretanto, a troca de Mário Grespan pela professora Jussara Fernandes na Secretaria de Educação e Cultura fez com o que Nuna Viana antecipasse sua decisão para retornar ao Legislativo Municipal, já que isso estava previsto para acontecer apenas no final do ano.

Nuna disse ao Jornal do Povo que a saída de Grespan da Secretaria de Educação foi o que motivou a tomar essa atitude. O pemedebista comentou que foi surpreendido com a decisão da prefeita e que, em momento algum foi procurado e informado dessa troca na Educação, embora, tenha consciência que a decisão é exclusiva da prefeita. No entanto, por consideração, e por defender a permanência de Grespan, ou de outra pessoa do partido nesta pasta, entende que deveria ter sido comunicado antes.

Nuna tinha na Secretaria de Educação uma de suas principais bases eleitorais. Questionado se pretende ser oposição no Legislativo, Nuna disse que não, mas vai cumprir o verdadeiro papel de vereador.  Na última segunda-feira ao anunciar a troca de secretário, a prefeita Márcia Moura foi questionada sobre a postura que Nuna deveria tomar, e disse que essa seria uma decisão dele, pois o cargo de vereador pertence a ele. Quanto ao fato da possibilidade de perder seu líder na Câmara, Márcia declarou que Rialino seria útil no Legislativo ou fora dele, assim como sempre foi para a administração.

NOVO SECRETÁRIO

Mesmo com a saída de Nuna da Secretaria de Meio Ambiente, a pasta pode continuar sendo comandada por um vereador.  Para manter Rialino no Legislativo, a prefeita poderá convidar os vereador Adão da Apae, Vera Helena, ou Tonhão para assumir a secretaria. Entretanto, Adão seria o nome mais cotado. Caso nenhum desses vereadores aceite, o próprio Rialino poderá ser o secretário de Meio Ambiente.