Veículos de Comunicação

Oportunidade

Senac promove Semana do Meio Ambiente de 10 a 12 de junho

Abertura oficial acontece às 19h, no prédio do Senac

O dia do Meio Ambiente foi lembrado na última sexta-feira, 5, e em alusão à data, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Três Lagoas realiza de quarta, 10, à sexta-feira, 12, a “Semana Senac de Meio Ambiente e Interdisciplinaridade”. A programação conta com palestras e apresentações de trabalhos dos alunos dos cursos de Técnico do Meio Ambiente e Técnico em Floresta no prédio do Senac, instalado na rua João Carrato, Centro.

A semana tem início nesta quarta-feira, 10, às 13h com apresentações de trabalhos das turmas de técnico em Meio Ambiente. Às 15h o Senac recebe a palestra “A produção sustentável nos dias atuais”, ministrada pela Eco-Ativa. Entre as 16h e 17h, a segunda palestra discorre sobre a “Engenharia Ambiental e os desafios da profissão”, ministrada por Maria Clara Goldinho Somer Avelino. A abertura oficial ocorre às 19h, no Senac, com a apresentação cultural dos alunos da turma de técnico em Floresta e é encerrada com a palestra “O impacto das mudanças no novo código florestal sobre a biodiversidade no Brasil”, ministrada por Fabrício Oda.

O evento é aberto à população três-lagoense e a entrada é gratuita.

De acordo com o gerente da unidade local, Ivan Farias, o objetivo em promover três dias de palestras e bate-papo entre profissionais ligados ao setor do meio ambiente e os alunos é de levar a eles o conhecimento prático da rotina de trabalho da área. “Estamos formando profissionais, por isso costumo brincar que a hora de errar é na sala de aula”, comenta.

Segundo Farias, o Senac em breve vai formar estes alunos em profissionais aptos a exercerem, e por isso, avalia a Semana de Meio Ambiente como uma oportunidade para que os discentes conheçam o prática de trabalho.

Além disso, o gerente da unidade reforça o quanto é necessário que Três Lagoas forme profissionais locais para trabalharem em empresas da cidade. “Com a ampliação das duas fábricas de celulose, com certeza haverá contratações de profissionais com este tipo de formação. E desta vez, o trabalhador não precisará ser de outra cidade ou estado”, pontua Ivan.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira, 11, às 13h haverá a palestra “As transformações da paisagem e a consolidação do complexo celulósico no município de Três Lagoas”, conduzida pelo profissional André Luis Valverde. E às 19h, o promotor de Justiça e Meio Ambiente, Antônio Carlos, vai ministrar a palestra “Política nacional de resíduos sólidos e logística reversa”.

O último dia, sexta-feira, 12, será encerrado com a palestra “Unidades de conservação em Três Lagoas” e, em seguida, os alunos das duas turmas serão levados à visita técnica na Área de Preservação Ambiental (APA) do Jupiá.