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Programa de Investimento em Logística contemplará Três Lagoas

Com investimento de R$ 198,4 bilhões, deverá melhorar o escoamento da produção de Três Lagoas

A Presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, ontem, uma nova etapa do Programa de Investimento em Logística, que prevê um investimento na ordem de R$ 198,4 bilhões, em 2015 e 2018. A segunda fase do programa dará continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do país, iniciado em 2012 com a primeira etapa de concessões de estradas, aeroportos, portos e ferrovias. Essa é uma das principais estratégias do governo federal para promover a retomada do crescimento da economia do país.

Do montante anunciado na nova etapa do Programa de Investimentos em Logística R$ 86,4 bilhões estão previstos para conclusão de seis blocos de projetos para as ferrovias brasileiras. Estão incluídas na lista a ferrovia Transcontinental (em parceria com o Peru, ligando o Brasil ao Pacífico) e três trechos da Ferrovia Norte-Sul, megaempreendimentos com capacidade de ampliar as rotas de acesso do país, interligando diferentes sistemas de transporte. Estão previstas concessões de três trechos da ferrovia, sendo que a concessão do traçado que liga Anápolis (GO) a Palmas (TO) está condicionada a um segundo trecho, entre as cidades de Açailância (MA) e Bacarena (PA).

O segundo trecho conectará Anápolis (GO), Estrela D'Oeste (SP) e Três Lagoas (MS). De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o objetivo é interligá-la com o polo agroindustrial de Três Lagoas, além de concluir o corredor Norte-Sul com o trecho sul da ferrovia. No dia 30 de abril deste ano, o Jornal do Povo publicou  entrevista com o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, que antecipou a abertura de processo de contratação do projeto básico de viabilidade do ramal da ferrovia Norte-Sul que ligará Estrela D’Oeste a Dourados, passando por Três Lagoas para atender a demanda das indústrias instaladas no município.

Ontem, durante o anúncio de investimento em logísticas, o governo federal confirmou que o traçado da ferrovia Norte-Sul passará por Três Lagoas. Dos R$ 86 bilhões que serão investidos no setor ferroviário, R$ 7,8 bilhões serão destinados à ferrovia Norte-Sul, cujo primeiro trecho ligará Anápolis a Palmas. O segundo trecho da Norte-Sul a ser leiloado tem 895 quilômetros e ligará Anápolis, Estrela D'Oeste e Três Lagoas. O investimento estimado nesse trecho é R$ 4,9 bilhões.

 De acordo com o ministro do Planejamento, esse novo traçado ferroviário proporcionará o escoamento da produção industrial e agrícola à vários portos e corredores de exportação, além de proporcionar a redução do custo do transporte de carga, do consumo de combustível e do índice de acidentes nas estradas, já que grande parte da carga escoada atualmente por rodovias poderá ser transportada pela Ferrovia Norte-Sul, que poderá atender a demanda das fábricas de celulose, papel, fertilizantes de Três Lagoas, entre tantos outros bens aqui produzidos e manufaturados.

RODOVIAS

As novas concessões rodoviárias anunciadas, ontem, devem mobilizar também investimentos de R$ 66,1 bilhões em 26 trechos rodoviários distribuídos nas cinco regiões do país, onze deles em vias já concessionadas. No total, passarão para a administração do setor privado mais 6.974 quilômetros de estradas federais. Assim como na primeira parte do Programa de Investimento em Logística, as concessões de rodovias seguirão o modelo de leilão por menor tarifa. Dos quase 7 mil quilômetros anunciados ontem, 2.603 serão leiloados ainda em 2015.

Ainda neste ano começam os estudos para que outros 11 trechos rodoviários sejam leiloados já em 2016. No total, serão 4.371 quilômetros de estradas em dez estados. A expectativa para este segundo bloco de investimentos é de R$ 31,2 bilhões em duplicação de pistas, construções de terceiras pistas e faixas adicionais, sinalização e manutenção viária. A BR-262 que liga Três Lagoas a Campo Grande está incluída neste programa de concessão, assim como a BR-267, que liga Nova Alvorada do Sul a Presidente Epitácio (SP). Todos os trechos terão integração com a malha federal já concedida entre 2013 e 2014. No caso de Mato Grosso do Sul, será incluído na concessão da BR-163.