Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Prefeitura explica regras para participar da cavalgada em Paranaíba

Com aval após exigências do Iagro, evento contará com fiscalização severa

A Prefeitura de Paranaíba já definiu que a tradicional Cavalgada durante as festividades de aniversário da cidade acontecerá neste ano. Desde sua criação, o tradicional desfile em animais pelas ruas de Paranaíba era organizado pelo Sindicato Rural, que na mesma época organizada a Exposição Agropecuária. Neste ano, diante de uma portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), o Sindicato decidiu não realizar o desfile.

A portaria tem o objetivo de conter os riscos de disseminação da doença mormo equino. Para tanto, o Iagro estabeleceu que alguns procedimentos que deveriam ser tomados, como exames e controle dos cavalos que participariam do desfile.

A data será no dia 5 de julho (domingo) e o local de saída será o mesmo, às 8h, na Fumaceira Pneus, seguindo pela Avenida Três Lagoas, seguindo até a Praça da República de onde segue para a Praça da Iacal, no Bairro de Lourdes.

De acordo com o secretário de Governo, Andrew Robalinho, haverá muita rigidez na fiscalização de animais, tanto que os animais com exames serão identificados, de forma não divulgada, para que não haja boicote. “Todos os animais que forem participar devem fazer o exame um mês antes para comprovar que não há a doença infecciosa”, disse.

Outro ponto levantado, foi um termo de compromisso entre cada presidente de comitiva, para controlar e permitir a participação somente dos cavaleiros que comprovarem o exame. O Iagro deixou bastante claro que optaria pela não realização. Entretanto, após longa reunião no gabinete da Prefeitura, colocou algumas condições para a realização do evento e em contrapartida recebeu apoio do município no que se refere a essas exigências

Outro ponto importante é que todos os animais que estão devidamente regularizados quanto aos exames, estejam identificados. A Prefeitura disponibilizará para auxílio, uma equipe da Vigilância Sanitária, para trabalhar no dia, junto a uma equipe do Iagro, que fará a fiscalização dos animais. A Polícia Militar de Paranaíba também dará apoio, para que seja isolado o animal que não estiver identificado e com exame devido.

O secretário alertou que os bois estão livres para o desfile e disse ainda que todo o cuidado está sendo tomado para que nenhuma adversidade acometa o evento.

“Temos que ter todo o cuidado, porque há consequências para o estado, para a economia, para os pecuaristas, ou seja, a região interditada será prejuízo sem precedentes. Se um animal for flagrado com a doença, o prejuízo é grande. Daí o presidente do Iagro demonstrou boa vontade em colaborar, mas nos exigiu que cumprisse atentamente a rigor as resoluções e é isso que faremos. Portanto, que cada um procure realizar seu exame, não procure burlar a lei, pois isso pode trazer graves prejuízos”, concluiu.

Fredson destacou que não será vetada a participação de cavaleiros sem comitiva, no entanto este precisará estar munido do exame para que possa participar da cavalgada. “Só chegamos esse ponto, porque houve união das partes envolvidas, cada um fazendo sua obrigação e responsabilidade. Gostaria de cumprimentar os presidentes de comitivas, que estão com uma organização invejável, com responsabilidade, realizando exames, todos uniformizados”, elogiou o vice-prefeito Fredson Freitas.