Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três candidatos concorrem direção do campus da UFMS de Três Lagoas

Eleição para escolher o novo diretor do campus de Três Lagoas será realizada no dia 30 de julho

Três professores se inscreveram para concorrer ao cargo de diretor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. A consulta para a escolha da lista tríplice que servirá de base para a reitora da UFMS escolher o novo diretor do campus de Três Lagoas, será dia 30 de junho.

Disputam o cargo de diretor do campus de Três Lagoas os professores: de biologia, Paulo Ferraz Filho, de geografia, Frederico Gradella e de matemática, Osmar Jesus de Macedo. De acordo com o estatuto das universidades federais, nem sempre o candidato mais votado será nomeado diretor, já que a escolha é de estrita competência da reitora da UFMS. No entanto, no caso da UFMS, segundo o atual diretor do campus, José Antônio Menoni, a reitora adotou como praxe escolher o candidato mais votado.

Caso seja escolhido diretor do campus local da UFMS, o professor de biologia Paulo Ferraz Filho, disse que pretende lutar para que alguns cursos sejam transformados em faculdade para que sejam deliberativos e tenham mais autonomia. Um dos cursos que pretende reivindicar para Três Lagoas é o de economia. Ele tem como meta também lutar para modificar o estatuto e regimento da universidade, porque os considera prejudiciais à democracia da universidade, entre outras propostas. Paulo, que atua no campus local da UFMS há 27 anos, entende também que o correto  é que o professor  mais votado seja nomeado diretor.

O professor de geografia, Frederico Gradella, disse que sua candidatura ocorreu após conversas com vários colegas, as quais culminaram com a elaboração de um plano de gestão para os próximos anos, caso seja escolhido como diretor do campus local. Frederico tem entre suas metas, criar um núcleo de apoio a projetos, que subsidiará  docentes e técnicos através de assessoria na construção de propostas, planejamento e execução de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Pretende ampliar a assistência estudantil, com moradia e reabertura do restaurante universitário, além de retomar a discussão sobre a nova universidade, entre outras propostas.

Professor de matemática, Osmar Jesus de Macedo, atua há 16 anos no campus local da UFMS, disse que pela experiência e o seu trabalho desenvolvido na universidade, sente-se credenciado para concorrer ao cargo de diretor. Osmar informou que tem um trabalho desenvolvido na implantação de alguns cursos, como de engenharia da produção e sistema de informação. Antes de entrar na UFMS, Osmar trabalhou na Rede Estadual de Ensino, quando deu aula nas escolas Jomap e Afonso Perna, assim como no colégio Objetivo. Entre as metas do professor, caso indicado ao cargo de diretor, está a de realizar um trabalho democrático e transparente, além de elaborar as pautas de reinvindicações em parceria com a comunidade acadêmica, entre outras propostas.