Veículos de Comunicação

10

Atendimentos da Caravana da Saúde começam na próxima semana em Paranaíba

Expectativa é de 1.800 a dois mil atendimentos por dia durante a Caravana

A estrutura da Caravana da Saúde começou a ser montada em Paranaíba. As primeiras carretas já chegaram ao município no decorrer desta semana, após o término do mutirão que acontecia em Três Lagoas. As unidades estão localizadas no Espelho D’água I, onde ocorrerão os atendimentos. A caravana estará em Paranaíba do dia 30 ao dia 5 de julho.

De acordo com o médico oftalmologista, Mateus Vieira, existe uma demanda da Secretaria de Saúde, que são as pessoas que aguardam para fazer cirurgias oftalmológicas, porém todas as pessoas que procurarem atendimentos serão consultadas.

“Tem que trazer cartão do SUS e carteira de identidade para ser atendida”, frisou. A pessoa acima de 55 anos e for diagnosticada com catarata que precisar da cirurgia oftalmológica será atendida ali mesmo.

“Estamos com expectativa de cirurgia de olhos de 1.800 a 2.500 olhos em Paranaíba e acredito que conseguiremos fazer todas”, explicou. As cirurgias são feitas nas próprias carretas, equipadas como centros cirúrgicos. “A pessoa faz a cirurgia, que dura de quatro a cinco minutos, e após o término ela já desce da carreta com a orientação. Ela ganhará óculos e data marcada do pós operatório, que é no outro dia”, esclareceu.

Além de Paranaíba, a microrregião – composta pelas cidades de: Cassilândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Figueirão, Paraíso das Águas, Chapadão do Sul e Costa Rica – também será atendida no dia.

A estrutura fica em Paranaíba do dia 29 ao dia 5 de julho; o Dia D será em 4 de julho, quando 14 carretas da Caravana estarão em Paranaíba, para proceder com exames de tomografia, ressonância, ultrassonografia; cirurgias gerais, ortopédicas, até média complexidade e cirurgia ginecológica.

Serão realizados atendimentos das seguintes especialidades: cardiologia, ortopedia, otorrino, vascular, neurologia, psiquiatria e endocrinologia, gastroenterologia e dermatologia.

Haverá ainda uma carreta do hospital do câncer, onde será realizado exame de câncer de próstata, além de exames preventivos e pequenas cirurgias de pele. Dois furgões com consultório móvel com dentistas farão tratamento dentário à população.

O trabalho não se restringirá somente à saúde, serão promovidos também alguns outros serviços sociais como: reconhecimento de união estável, divórcios consensuais, RG e mais alguns procedimentos a serem confirmados, por meio de parceria com Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.