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Maracaju

Secretaria de Educação de Aparecida do Taboado promove Formação Continuada

Para contribuir com a aprendizagem dos professores duas importantes palestras foram ministradas

Professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino participaram da Formação Continuada, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado, conforme o que determina o Calendário Escolar. O encontro ocorreu neste sábado, 27, no Centro Cultural e Pedagógico Professor Agrício José Tolentino.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Joaquim Donizete de Matos, abriu o evento lembrando a importância do ato. “É uma alegria receber todos vocês aqui hoje. A Formação Continuada é de extrema necessidade para nós educadores, pois tem como ponto de partida a necessidade de melhorar a formação de nossa classe. Hoje os professores são considerados atores fundamentais na estratégia global da construção da sociedade do conhecimento em um contexto de mudanças e novas demandas”, disse. 

Para contribuir com a aprendizagem dos professores duas importantes palestras foram ministradas. A primeira ocorreu com a doutora em educação e mestre em psicologia, Anésia Sodré Coelho, cujo tema foi “Os Desafios Educacionais do Século XXI”. Já a segunda palestra, com o tema “Problemas Vocais em Professores e Integração Sensorial”, foi apresentada pela fonoaudióloga do município Maristela Bacchi Correa da Costa.

Durante a sua apresentação, doutora em educação Anésia falou sobre a educação e a sociedade. Ela ressaltou que “os professores devem formar o ser humano para a sociedade e a educação favorece o desenvolvimento integral, pois tem visão de participação crítica e refletiva”.

A fonoaudióloga Maristela Bacchi, por sua vez, frisou que escolheu como tema problemas vocais, para “levar informação aos profissionais da educação, afim de promover a saúde vocal, tanto na forma de prevenção, como na possibilidade de detecção precoce de algumas possíveis alterações comuns à classe”. Sobre o segundo tema “integração social”, Bacchi salientou que é preciso relatar os benefícios que a prática desse conhecimento pode trazer aos educadores, principalmente da educação infantil.