Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Paranaíba recebe Justiça Itinerante neste sábado

Os atendimentos começarão às 7 horas, no campus da Universidade Estadual de MS

A população de Paranaíba, será atendida pelo ônibus da Justiça Itinerante, que chega na cidade no próximo sábado. O serviço é totalmente gratuito e disponibilizado dentro da Caravana da Saúde do Governo do Estado. Os atendimentos começarão às 7 horas, no campus da Universidade Estadual de MS, localizado na Avenida João Rodrigues de Melo, no bairro Jardim Santa Mônica.

Diferente das outras edições, o atendimento será apenas em um dia. Os interessados devem e chegar cedo para se cadastrar dentro do limite de atendimento disponibilizado. A cidade é a quarta a ser atendida pela iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, cuja população será atendida pelos serviços de competência dos Juizados Especiais  simultaneamente com a Caravana da Saúde do Governo do Estado.

Durante os atendimentos, os habitantes de Paranaíba e cidades do Bolsão e da região Nordeste do Estado receberão orientação jurídica e serviços judiciais de modo ágil e de qualidade, tudo de forma gratuita.

Entre os serviços oferecidos estão conversões de união estável em casamento, divórcio direto, pedido e execução de alimentos, reconhecimento, investigação de paternidade, exoneração de pensão alimentícia, guarda de menores, cobranças, conversão de separação em divórcio, entre outros serviços de causas cíveis de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários-mínimos.

Vale lembrar que os interessados devem ir ao local de atendimento, munidos de documentos pessoais e documentos relacionados à causa para a qual buscam solução. Por exemplo, nos casos de conversão em união estável, as partes devem levar, além de duas testemunhas, certidão de nascimento e identidade, se forem solteiros, e a certidão de casamento com a averbação do divórcio, se um dos dois já foi casado.

Na última etapa da Justiça Itinerante, em Três Lagoas, mais de 1.000 pessoas atendidas, sendo que 250 casais converteram união estável em casamento e apenas três se divorciaram. Em Ponta Porã, ocorreram pelo menos 110 acordos, 104 casamentos, cinco divórcios e um reconhecimento de paternidade, além de aproximadamente 100 atendimentos de orientações sobre causas diversas.