Veículos de Comunicação

10

Pacientes comemoram realização de cirurgias hospitalares em Paranaíba

Caravana da Saúde registrou mais de 2 mil consultas oftalmológicas, além de mais de 6 mil procedimentos

A Caravana da Saúde registrou mais de 2 mil consultas oftalmológicas, além de mais de 6 mil procedimentos desde o início de seus atendimentos no município de Paranaíba, quarta região a receber o programa. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, estão previstas cerca de 2 mil cirurgias oftalmológicas e 200 hospitalares.

Desde segunda-feira (29) a Santa Casa de Paranaíba vem realizando as cirurgias do cronograma da Caravana da Saúde. Os procedimentos são referentes às cirurgias agendadas para atender pacientes de municípios que fazem parte da região de Paranaíba como aparecida do Taboado, Cassilândia e Inocência.

O objetivo é reduzir o numero de pacientes que estão aguardando na fila de atendimento para a realização de um procedimento cirúrgico. Entre as especialidades agendadas estão: Ortopedia, Ginecologia e Cirurgia Geral. Nesta quinta-feira (02) pacientes que passaram pelas cirurgias e aguardavam alta hospitalar destacaram a realização dos procedimentos e a expectativa em retomar a rotina e suas atividades diárias.

Para Solange da Silva Maria, 39 anos, moradora em Paranaíba, a cirurgia para a retirada do útero chegou a se tornar um sonho após aguardar por mais de um ano a vaga para uma cirurgia. “Fiquei por um ano em uma rotina de exames e mais de seis meses esperando a confirmação da cirurgia. O diagnóstico dizia que eu estava com uma dilatação no útero. O grande problema é a espera por essa confirmação de vaga. Eu sentia muita dor, cólica, não conseguia me alimentar e cada vez que ia ao médico, ele dizia que eu não poderia esperar muito para fazer o procedimento. Já estava incrédula quando dei entrada novamente para os exames e conseguir uma cirurgia. Nesse período a secretaria de saúde me ligou para confirmar a cirurgia. Foi um alívio pois já havia saído emprego por conta da doença e está sendo uma felicidade ter este programa na cidade, principalmente por que o numero de pessoas que precisam deste procedimento é grande”, disse Solange enquanto aguardava ser liberada para voltar para casa.

Devido a movimentos repetitivos no trabalho, Milton César de Oliveira, 47 anos, acabou adquirindo um cisto dorsal no punho esquerdo. Também aguardando uma vaga para a realização de uma cirurgia ortopédica, Milton comemorou a realização de seu procedimento ao receber alta nesta quarta-feira.

A Caravana da Saúde continua com seus atendimentos e realiza no sábado (4) o seu Dia D, com mobilização de atendimentos de suas instituições parceiras e realizando exames e consultas com especialidades em cardiologia, ortopedia, pediatria, neurologia entre outros. A caravana da saúde está instalada em frente ao campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) localizada na Avenida João Rodrigues de Melo, sem número, bairro Jardim Santa Mônica.