Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Caravana da Saúde realiza Dia D neste sábado em Paranaíba

Até o momento foram realizadas 2.637 consultas oftalmológicas

A Caravana da Saúde chegou até esta quinta-feira a mais de 2.637 consultas realizadas em seu terceiro dia de atendimento em Paranaíba. As consultas oftalmológicas são a primeira etapa para o agendamento dos pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos, que já tiveram início no complexo da Caravana da Saúde, montado em frente ao campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Além de Paranaíba, a Caravana está atendendo pacientes de municípios que compõem a microrregião como Inocência, Aparecida do Taboado e Cassilândia. Também estão incluídos nos atendimentos oftalmologicos os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas e Água Clara.

O Dia D de atendimento será neste sábado, de acordo com Marcelo Melo, coordenador da Caravana, a expectativa é bater a marca dos 100 mil atendimentos, sendo mais de 1.200 consultas de diversas especialidades, 4.500 consultas de oftalmologia, 400 procedimentos cirúrgicos, 830 exames, entre eles, tomografias, ultrassom e endoscopia, além dos procedimentos oftalmológicos.

O governador Reinaldo Azambuja é esperado neste sábado em Paranaíba entre as reivindicações estão a reforma da parte da ginecologia e obstetrícia, maternidade, além da solicitação de uma tomografia pública na Santa Casa de Paranaíba.

Marcelo ainda falou sobre a demanda, que não será totalmente zerada, mas a prioridade é para aqueles que estão na fila de espera, e acabar com a fila, pois tem pessoas que esperam há dois anos para fazer uma cirurgia, por exemplo. “Não dá para fazer todas as cirurgias, mas vamos praticamente zerar as demandas da fila de espera da região”, frisou.

Desde o início desta semana a Santa Casa de Paranaíba vem realizando as cirurgias do cronograma da Caravana da Saúde. Os procedimentos são referentes às cirurgias agendadas para atender pacientes de municípios que fazem parte da região de Paranaíba como aparecida do Taboado, Cassilândia e Inocência.

“Muitas vezes a população está há anos esperando para realizar um exame e vai fazer agora com a Caravana. Teremos também atendimentos na parte de cidadania, fazendo RG, casamentos e divórcios. Temos uma abertura muito grande e só podemos agradecer a todos que tem comparecido”, disse.