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Paço Municipal de Três Lagoas é desocupado para reforma

Administração aguarda financiamento para reformar prédio da antiga prefeitura

A administração municipal está aguardando a liberação de recursos financeiros para dar início a reforma do antigo prédio da prefeitura localizado em frente à praça Senador Ramez Tebet, construído há mais de 60 anos pelo então prefeito, Rosário Congro. E começar a construção de um prédio de duas torres, em anexo ao local. Embora não tenha sido dado publicidade do novo projeto e seus detalhes, informações dão conta de que uma das torres terá cinco pavimentos e a outra, três, e deverão abrigar todas as secretarias municipais e o gabinete do prefeito da cidade.  

O prédio da antiga prefeitura foi desocupado na semana passada e as repartições que funcionavam no local foram transferidas para um imóvel alugado na avenida Rosário Congro confluência com rua Oscar Guimarães, onde funcionou durante o escritório da Elektro. A administração municipal gasta com a locação do imóvel R$ 9,7 mil, por mês, neste prédio que está alugado há meses, mas se encontrava fechado, recentemente,  passou a abrigar os departamentos de obras, tributação, topografia e o Incra.

Embora o prédio da antiga prefeitura esteja desocupado, não existe uma previsão para o início da sua reforma e construção da sede do poder executivo público municipal que deverá ser  abrigado nestas duas torres, porque a administração municipal aguarda liberação do financiamento junto a organismo bancário.

Segundo a administração municipal, o prédio da antiga prefeitura é tombado como patrimônio histórico do município, considerando-se o aspecto arquitetônico e o tempo da sua construção.  A reforma terá o caráter de preservar grande pare da história administrativa da cidade e restabelecer as suas características originais. O prazo previsto para a execução da reforma e construção das torres é de 36 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço.

VALOR

Em abril do ano passado, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei, autorizando o Executivo contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 15 milhões, conforme previsto no Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT. Os recursos, obrigatoriamente devem ser aplicados na execução dos empreendimentos previstos neste programa, pois é vedada à aplicação de tais recursos em despesas correntes.