Veículos de Comunicação

CBN Campo Grande

Estado empossa membros do Conselho Estadual de Trânsito

Três Lagoas está entre um dos municípios representados pelo Conselho

Na manhã desta terça-feira, 14, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, representando o governador Reinaldo Azambuja, empossou os membros do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS).

Além de Três Lagoas, os municípios de Campo Grande e Dourados, também são representados pelos conselheiros empossados. Eles também atendem a Sejusp, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o Detran, Agesul, Polícia Militar, Conselho Regional de Psicologia, além dos sindicatos patronal de entidades e trabalhadores do trânsito.

Regina Maria Duarte, que nos últimos dois anos esteve à frente do Conselho, foi reconduzida ao cargo, além de outros 12 conselheiros, que conduzirão os trabalhos do órgão, que é diretamente ligado à Sejusp, no biênio 2015/2017.

Presente na solenidade, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, destacou que o Cetran tem papel fundamental na elaboração de políticas voltadas para assuntos emergentes como a redução dos acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.

“Os acidentes envolvendo motociclistas impactam sobremaneira, não apenas as estatísticas da Sejusp, mas principalmente o sistema de saúde, que destina grande parte dos recursos que recebe, em cirurgias, tratamentos e medicamentos para essas vítimas”, destacou o diretor-presidente do Detran.

O secretário Sílvio Maluf lembrou que o Governo do Estado está realizando um estudo detalhado em vários municípios de Mato Grosso do Sul, que irá nortear as políticas e ações de combate aos acidentes de trânsito, em especial envolvendo motociclistas.

Entre as atribuições do Cetran estão a elaboração de normas, respostas a consultas relativas à aplicação da legislação, julgamento de recursos interpostos contra decisões das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações e dos órgãos e entidades estaduais nos casos de inaptidão permanente.

A solenidade de posse contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública adjunto, Hélton Fonseca Bernardes, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, do comandante da Polícia Militar Rodoviária, coronel Waldir Acosta, do superintendente de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia Ribeiro e do Superintendente de Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Garcia Gomes.