Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas não tem ponto para descarte de baterias e lâmpadas há mais de dois anos

Desde então, a população três-lagoense não tem onde descartar esses materiais

Você sabe qual a forma correta de descartar lâmpadas queimadas, pilhas e baterias usadas sem nenhuma utilidade? Em algumas cidades existem o chamado ponto eco troca, que são lugares preestabelecidos para o  descarte desse tipo de material. Em Três Lagoas, no entanto, os pontos de descarte foram desativados há pelo menos dois anos, desde quando a secretaria de Meio Ambiente do município rompeu em parceria com uma rede de supermercados. Desde então, a população três-lagoense não tem onde descartar esses materiais.

O professor Ariel Azevedo, de 31 anos, lamenta a falta de um lugar para descarte no município. “Eu costumava levar pilhas e até baterias de celular nos pontos de recolhimento na época.”.

A dona de casa Gessy Vanessa, de 24 anos, assegura ter consciência correta do descarte, e por isso, guarda em um armário de sua casa lâmpadas queimadas e pilhas inúteis. “Confesso que o descarte desse material será inevitável e uma hora terei de pôr no lixo, mas lamento que a administração pública municipal não se preocupe em criar novos pontos de recolhimento”, opina.

A orientação da gestora ambiental da Prefeitura de Três Lagoas, Maísa Costa, é que as lâmpadas queimadas sejam enroladas em jornais e descartadas juntamente com o lixo comum. “As lâmpadas pequenas, depois de inservíveis, devem ser acondicionadas de maneira que evitem causar algum dano à pessoa que as coletam”, recomenda.

O ideal, conforme orientação legal, contida no artigo 33, incisos II e Vda Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, as lojas que comercializam pilhas, baterias e lâmpadas são as responsáveis pelo recolhimento destes materiais e encaminhamento parao destino final: indústrias de resíduos químicos. O Jornal do Povo entrou em contato com cinco estabelecimentos comerciais, que em tese deveriam ser postos de recolhimento, porém nenhuma deles  atende a determinação legal.

Uma ação incorreta é descartar esse material nos sacos verdes da coleta seletiva de Três Lagoas. De acordo com informações da empresa responsável pela coleta, poucas pessoas incluem pilhas e lâmpadas juntamente com o lixo.