Veículos de Comunicação

Maracaju

PM de Paranaíba lança projeto social para atender 60 jovens carentes

Projeto é desenvolvido por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos

O comando do 13º Batalhão de Polícia Militar desenvolverá o projeto “Reação” dentro das instalações de seu quartel sede de Paranaíba. O projeto é uma mobilização comunitária de diversos segmentos sociais em resposta à criminalidade e desigualdade, direcionando suas ações na inclusão e integração social.

O projeto atenderá 60 alunos carentes, entre 10 e 18 anos, das diversas escolas públicas de Paranaíba, que serão assistidos por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, através de convênios.

O programa tem a arte marcial no estilo Jiu Jitsu como principal instrumento pedagógico e de interação. Nas aulas serão trabalhadas as dimensões conceituais, procedimentais e principalmente a atitudinal desta arte marcial milenar, sempre focando os princípios do Bushido que são o Respeito, Justiça, Honra, Coragem, Bondade, Lealdade e Honestidade.

O segundo instrumento pedagógico será a prática de ordem unida, nos moldes de uma guarda mirim, para alcançar a Disciplina, União, Organização, Respeito, Atenção, Agilidade, área que também compreende o ensino dos hinos oficiais do Brasil e símbolos oficiais do Brasil.

O terceiro instrumento pedagógico e de interação serão a palestras educativas com participação de integrantes da comunidade. Os temas abrangerão áreas da saúde, ética, meio ambiente, trânsito, trabalho e consumo, mediação de conflitos, prevenção ao uso de drogas e a atos de violência, dentre outros inúmeros temas de relevância social.

Ainda estão previstas atividades como confraternizações entre as famílias, visitas, campeonatos e desfiles.

A previsão para o início do projeto é para o começo do mês de agosto e encontra-se atualmente em fase de seleção dos alunos. Já foram selecionados cerca de 40 alunos diretamente nas escolas públicas.

O Comando do 13º BPM abre 20 vagas para os demais interessados que não foram previamente selecionados nas escolas, sendo necessário que esteja devidamente matriculado numa escola e que o responsável legal do aluno interessado compareça no Quartel do 13º BPM. As inscrições vão até o dia 22 deste mês.