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Em épocas de crise, três-lagoenses apostam na pechincha para economizar

Em média, a cada dez, oito clientes pechincham na hora da compra, diz gerente de loja

Em tempos de crise a solução é economizar, certo? A solução então é: pechinchar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Popular, divulgado nesta terça-feira, 21, 78% dos brasileiros declararam pechinchar mais atualmente. O estudo aponta também que entre os países da América Latina, Brasil é líder no ranking dos que mais pechincham.

Prova disso são os três-lagoenses que pechincham mesmo e fazem jus à pesquisa mesmo com tantas lojas em promoção e formas facilitadas de pagameto. A dona de casa, Vania Chagas, garante só fechar uma compra quando ganhar um desconto de, pelo menos, 10%. “Já deixei de comprar muita coisa por não aumentarem o desconto. Hoje mesmo, não comprar um cinto que custa R$ 24,90 porque a gerente não abaixou para R$ 20”, conta.

O grafiteiro Joelson Alves diz ter uma tática para ser atendido. “Ameaço ir embora sem comprar o produto com a intenção de que o vendedor ou o gerente volte atrás e aceite minha proposta”.

O desconto, maior do que o ofertado pela empresa, geralmente vem se o pagamento for feito à vista e em dinheiro. Quem garante isso são tanto os consumidores quanto os comerciantes. “O produto que custaria, por exemplo, R$ 150 e com o desconto cai para R$ 110, o cliente vai pechinchar pelo valor de R$ 100. Para garantir o cliente e a venda, a gente cede”, comenta o empresário Sandro Camargo, que também admite saber pechinchar na hora da compra. “Afinal de contas, quanto mais puder economizar, melhor”, brinca.

A gerente de uma loja de roupas, Dyeni Mery Queiroz, avalia que, em média, a cada dez clientes, oito pechincham mesmo se o produto já está com preço de promoção. “Para o pagamento à vista o desconto é de 15%, mas sempre tem um [cliente] que pede mais e a gente concede até a margem dos 20% para agradar e fechar a venda”, explica.