Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Servidores do INSS de Paranaíba aderem parcialmente a greve

A medida é uma reivindicação de melhoria na qualidade dos servidores, consequentemente da população

Nesta segunda-feira, 27, 50% dos servidores da Agência de Previdência Social (INSS) de Paranaíba paralisaram seus trabalhos. A medida é uma reivindicação de melhoria na qualidade dos servidores, consequentemente da população.

Conforme uma Carta Aberta a População, distribuída em Paranaíba, 80% das Agências no Brasil estão em greve; na região Cassilândia e Costa Rica paralisaram totalmente os trabalhos, e em Aparecida do Taboado e Três Lagoas estão funcionando apenas com parte dos servidores.

Em Paranaíba são cinco servidores e no caso a reivindicação mais importante seria para peritos médicos, atualmente a Agência fica na dependência da vinda de médicos de outras cidades, em dias esporádicos, não tendo um atendimento diário.

Entre as reivindicações estão: mais investimento na educação, reposição de perda salarial de 27.3%, acumulada desde 2010, adoção da data-base para o dia 1º de maio, paridade entre os ativos e aposentados, fim do fator previdenciário, reestruturação das carreiras e realização de concursos públicos, o direito sagrado de greve, entre outros pontos. Os servidores pedem aumento salarial de 27%, mas o Ministério do Planejamento ofereceu 21% em parcelas para os próximos anos.

A greve foi iniciada no dia 7 de julho, e atinge 80% dos colaboradores da categoria. No estado das 22 agencias 16 pararam as atividades: Campo Grande, Dourados, Cassilândia, Coxim, Boa Vista, Bonito, Jardim, Miranda, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Fátima do Sul, Deodápolis, Aquidauana e Amambai.

Está previsto para a próxima quinta-feira panfletagem em frente a Agência do INSS em Paranaíba.