Veículos de Comunicação

10

Três Lagoas participará de estudo para elaboração de vacina contra Dengue

O projeto visa estudar melhor estratégia de introdução da vacina contra a doença no país

Três Lagoas foi um dos 63 municípios selecionados no país para participar de um projeto que estuda a elaboração de uma vacina contra a dengue. A ação deve colher 1.022 amostras de pessoas entre 0 a 20 anos de idade, no período de 15 a 31 deste mês.

Coordenada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, pelo professor Doutor Marcelo Nascimento Burattini, o principal objetivo do estudo é estimar a incidência da infecção por dengue nos municípios selecionados a partir dos dados de inquérito transversal de soroprevalência etariamente estratificado, para apoiar na demanda de decisão quanto à melhor estratégia para introdução da vacina contra Dengue no Brasil.

A primeira coleta começa neste sábado (15), na Unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Maristela, localizada na Rua Manoel Faria Duque, Jardim Maristela, das 8h às 17h. Os próximos locais de coleta serão informados em breve.

Para participar do estudo, além da faixa etária informada, o voluntário deverá procurar a unidade de saúde durante o período disponível, onde será feita a coleta de sangue. Além disso, o voluntário precisará assinar um termo de consentimento para participação da pesquisa.

O sangue será analisado no laboratório de Minas Gerais e permitirá que futuramente o voluntário saiba se teve Dengue ao longo da vida. Porém, a participação no projeto não dará o direito do voluntário receber a dose da vacina, uma vez que o soro ainda está em fase de elaboração.

No município, a coleta das amostras será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Saúde Epidemiológica, sob a coordenação de Matilde Ferrante. “Pedimos a colaboração da população, em especial, da faixa etária citada para que sejam voluntários, pois isso contribuirá com o estudo que é de suma importância para o nosso país”, disse a coordenadora.

Além de Três Lagoas, Corumbá também foi escolhida para participar do estudo.