Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Curso de fabricação caseira ganha elogios dos alunos

Ministrado pela instrutora Vera Lúcia de Almeida Milan, o objetivo do curso foi produzir derivados do leite com qualidade nutricional

O Sindicato Rural de Três Lagoas, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou o curso de Fabricação Caseira de Derivados do Leite, entre os dias 11 e 13 de agosto. Ministrado pela instrutora Vera Lúcia de Almeida Milan, o objetivo do curso foi produzir derivados do leite com qualidade nutricional.

Dentre os conteúdo das aulas, os alunos aprenderam sobre as características, os cuidados na obtenção e o processamento do leite, como também o aproveitamento do soro e técnicas de produção de ricota, bebida láctea achocolatada, suco de soro, queijo minas frescal e temperado, queijo minas padrão, mussarela, requeijão cremoso, iogurte, doce de leite cremoso e em barra.

“O curso é voltado ao produtor rural, que pode estar aproveitando sua matéria prima como uma forma de agregar valor ao seu produto, além dos benefícios à saúde, pois o leite é um alimento quase completo, muito rico em vitaminas, e sais minerais. Nós trabalhamos o leite de forma artesanal, que tanto pode ser usado em casa como para fins comerciais”, explica a professora.

Ela contou que normalmente o soro do leite não é aproveitado, e através do curso os alunos aprendem a utilizá-lo. “Nós utilizados o soro para fazer a ricota, que é um alimento muito nobre, bastante saudável e muito usado em dietas, pois é o queijo quase zero gorduras”, afirma.

O estudante de enfermagem, Roberto Moura, ficou sabendo do curso através de um panfleto em uma loja da cidade e resolveu aproveitar a oportunidade. “Eu gosto muito de cozinhar e pensei que o curso pudesse me ajudar nessa área. Gostei das aulas, a professora é ótima, e a estrutura também da bastante suporte para os alunos, pois tem tudo o que precisamos. Com certeza, a partir de agora eu irei aproveitar melhor o leite”, contou o jovem.