Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Paranaíba já registra mais de 50 ocorrências de queimadas em 2015

De acordo com decreto estadual, “queima ao ar livre ou queimar lixo a céu aberto” dá multa

Devido ao período de estiagem que Paranaíba vivencia, com mais de 40 dias sem chuva, o secretário de meio ambiente, Lincon Pinhé pede que a população se conscientize de não atear fogo em terrenos baldios. A prática além de ser crime, pode implicar em multa da Prefeitura Municipal.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Paranaíba, neste ano já foram atendidas 52 ocorrências de incêndio, sendo em terrenos e em amontoados de lixo. O número, segundo o secretário, parece pequeno, mas segundo a estimativa é que a tendência é aumentar devido à baixa umidade do ar e o período de estiagem que estamos. Segundo ele, nesse período o número salta para até cerca de 30 ocorrências por mês, isso falando apenas de casos de incêndio.

Além da Polícia, Lincon diz que as pessoas podem fazer denúncias na Secretaria, através do telefone 3669 0066, segundo ele, o dono do terreno será autuado. Um dos agravantes é o fato de muitas vezes o terreno estar sujo, com mato alto, e na maioria dos casos nem é o dono do terreno que provoca a queimada.

“Entre em contato conosco vamos mandar o fiscal autuar ou mesmo multar para a pessoa fazer a limpeza. Acredito que queimada não traz benefício para ninguém, pelo contrário muitos malefícios, as crianças e os idosos sofrem muito, além das pessoas com problemas respiratórios”, disse.

Queimar folhas, entulhos, pastagens e vegetações é considerado crime e o autor pode ser enquadrado dentro das legislações federais e estaduais. A Polícia Militar Ambiental somente faz a autuação quando quem denuncia sabe quem é o causador do incêndio. Já o combate é feito pela guarnição do Corpo de Bombeiros.

De acordo com decreto estadual, “queima ao ar livre ou queimar lixo a céu aberto” dá multa e o acusado é encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para ser aberto inquérito policial.

Uma das dúvidas comuns das pessoas que têm esse costume é se eles não podem atear fogo em lixo, ou amontoado de folhas, nem mesmo dentro do quintal de suas casas. A resposta para essa pergunta é não.