Veículos de Comunicação

Oportunidade

Gasolina formulada tem litro mais barato, mas rentabilidade menor

40% do mercado de combustível nacional comercializa a gasolina formulada, diz especialista

Com alta do preço dos combustíveis desde o início deste ano, muitas pessoas se preocupam em procurar pelo posto com o menor preço. Natália Batista, de 21 anos, admite que pensa mais no valor do litro e, consequentemente, na economia que vai fazer na hora que abastece o carro, do que na rentabilidade que o veículo faria caso abastecesse com um combustível um pouco mais caro.

A estudante admitiu que não sabe a diferença entre gasolina formulada e gasolina refinada. “Na hora de abastecer sempre escolho a mais barata, nem questiono o frentista”, diz.

A dúvida entre quais as diferenças e benefícios em abastecer com a gasolina formulada ou com a refinada é muito comum entre os entrevistados pelo Jornal do Povo. De acordo com Alexander Pimentel Mendes, gerente de três postos de combustível de Três Lagoas, quase 95% dos clientes não questiona a diferença entre os tipos de combustível e garante “o barato às vezes sai caro”.

A gasolina refinada, seja ela comum ou aditivada, é completamente isenta de substâncias nocivas contidas no petróleo cru, eliminadas pelo processo de refino. Já a gasolina formulada é feita de resíduos de produtos químicos do próprio petróleo adicionados de solventes, tornando-a menos produtiva que a gasolina comum refinada que vem direto do refino do petróleo. Além de menor massa, a gasolina formulada também é mais volátil. Com isso, seu consumo é maior e o consumidor acaba perdendo. A gasolina formulada atende às exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a venda é liberada em todo o país já há quase três anos.

Segundo Mendes, 40% do mercado de combustível nacional comercializa a gasolina formulada. “Apesar desse índice nas três unidades que administro vendemos apenas a refinada. Isso para garantir a qualidade do combustível ao consumidor final, que é o cliente”, pontua.

Para o gerente, a alta venda da gasolina formulada se justifica pela economia. “Ela é mais vendida do que a outra porque o valor do litro é até 25 centavos mais barato que a refinada, mas a rentabilidade da gasolina formulada é de 20 a 25 % menor do que a refinada”, arremata.