Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três-lagoenses gastam menos em supermercados e empresários investem na qualificação profissional

Primeiro dia de curso foi nesta terça-feira, 25, no prédio do Sebrae

As vendas em supermercados de todo o Brasil caíram 2,53% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados Portal (Abras). De acordo com o vice-presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas), Joaquim Barbosa, os supermercados três-lagoenses também apresentam uma queda no volume de venda. “Como em todos os outros segmentos, a rede supermercadista também foi atingida neste primeiro semestre”, opina.

Segundo Barbosa, os empresários locais deste setor apostam em ofertas como forma de garantir maior quantidade de vendas dos produtos. “Há unidades que realizam promoções diariamente em cada setor do supermercado, justamente para tentar fidelizar o consumidor”, pontua.

Como forma de driblar a queda e alavancar as vendas, a Amas está promovendo em Três Lagoas o projeto Amas Itinerante, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial e Industrial (ACI) de Três Lagoas. A ação, que tem como objetivo apresentar aos colaboradores do segmento práticas inovadoras na operação de loja e aplicação de novos conhecimentos teve início nesta terça-feira, 25, e encerra na quinta-feira, 27.

Ao todo, são 18 horas de cursos ministrados pelo consultor Frederico Gorgulho no prédio do Sebrae. O primeiro curso contou com aproximadamente 20 açougueiros e o foco era a qualificação destes profissionais. Na quarta-feira, 26, o curso irá abordar técnicas em como prevenir perdas de mercadorias, seja no transporte até o supermercado ou pelo prazo de validade. O último dia será voltado ao departamento de recursos humanos, visando ensinar em como formar uma equipe qualificada de vendedores.