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Restaurantes de Três Lagoas apostam na internet para aumentar clientela

Consumidor adere a sites de compra coletiva para conseguir descontos e praticidade

Quase um quarto dos consumidores virtuais no Brasil já fizeram pedidos de comida pela internet. A informação é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que divulgou esta semana uma pesquisa realizada juntamente com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o estudo, 23% dos internautas já fizeram pedidos de comida pela internet e 36% deles já compraram cupons de refeição em sites de compra coletiva. Em Três Lagoas, este hábito vem crescendo a cada ano, assegura o proprietário de um restaurante japonês de cidade, Edson Dainez, que anuncia em um site de compra coletiva local há mais de cinco anos.

Segundo o empresário, o volume de cupons vendidos atualmente é aproximadamente 65% maior que cinco anos atrás. “O restaurante anunciou recentemente uma promoção de sushi e sashimi e mais de 900 cupons foram vendidos. Foi a maior quantidade de vendas já alcançadas com o anúncio virtual”, afirma.

O motivo de tanto sucesso se deve aos benefícios que tanto os consumidores quanto para os restaurantes anunciantes. O estudante Bruno Tortoza compra, pelo menos, uma vez ao mês dois cupons de alguma promoção. “O custo-benefício é enorme, pois consigo economizar em até 50% em cada compra. É como se a cada dois cupons que compro, estou pagando por uma refeição”. Conforme a gerente geral de dois hotéis da cidade, a teoria de Tortoza está correta. “O desconto é de 50% para cada promoção. Se o valor do desconto não for uma quantia considerável, o cliente não enxerga benefício”, explica Clarice Fink.

A gerente afirma ainda, que embora a margem de lucro do restaurante não seja grande, anunciar em sites de compra coletiva locais garante visibilidade do produto e do estabelecimento. “Se estou anunciando um prato do restaurante, nada mais convidativo que o cliente prove esta comida. No nosso caso muitas pessoas não sabem que o restaurante do hotel não atende somente os hóspedes”, argumenta.

Fink relata que, em média, 400 cupons são vendidos a cada promoção e muitos consumidores virtuais retornam ao restaurante.  

INVESTIMENTO

A venda virtual de comidas delivery tem se tornado um sucesso tão grande entre os três-lagoenses que um dos sócios de um site deste segmento resolveu investir na novidade. Alexandre Previatti inaugurou há pouco mais de um mês um site em que o consumidor digita o endereço que está e o site apresenta quais restaurantes atendem a localidade. A partir desta listagem, o internauta escolhe o restaurante, lê o cardápio e efetua o pedido.

De acordo com Previatti, o site conta com a hospedagem de 12 restaurantes que comercializam desde massas e lanches a comida japonesa e árabe.

Somente no primeiro mês de funcionamento, quase 300 consumidores virtuais efetuaram uma encomenda.  “A quantidade de acessos e pedidos cresce diariamente. Apesar de ser novidade o delivery online em Três Lagoas, o empreendimento virtual teve uma aceitação muito boa, tanto por parte do consumidor final, quanto por parte dos estabelecimentos”, relata.