Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas: Corrida enriquece campanha de combate ao tabagismo

Entidade atende pacientes em tratamento de câncer de pulmão e corrida estimula o abandono do vício de fumar

A Rede Feminina de Combate ao Câncer integrou a campanha municipal “Respire Fundo”,realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, em Três Lagoas, para alertar fumantes sobre os riscos do hábito de fumar – um deles, o câncer no pulmão. Hoje, a entidade atende a 17 pacientes em tratamento contra a doença.

Segundo a agente de mídia e comunicação da Rede,Eliane Nenerê, palestras educativas são promovidas em escolas e em empresas para prevenir e conscientizar fumantes. Eliane explicou que as pessoas que procuram atendimento recebem acompanhamento terapêutico, com psicólogo e fisioterapeuta, além de contarem com ajuda nutricional.

O carpinteiro Paulo Lima,de 53 anos, contou que engordou cerca de 8 quilos depois que resolveu parar de fumar. Por mais de 40 anos, ele foi fumante e já está há três sem fumar. “Eu não diminuí o uso de cigarro. Parei de uma vez. No começo fiquei ansioso, sentia que faltava alguma coisa e, tomava água ou comia para aliviar. Hoje já não tenho mais nenhuma vontade e sinto até nojo do cheiro do cigarro”, revelou.

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalado produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a última estimativa mundial apontou incidência de 1,82 milhão de casos novos de câncer de pulmão para o ano de 2012, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No ano passado, foram detectados 27.330 novos casos sendo 16.400 homens e 10.930, mulheres. Em 2013, foram 24.490 mortes sendo 14.811 homens e 9.675 mulheres.

CORRIDA SOLIDÁRIA

Como evento paralelo à campanha, está programada para amanhã a corrida “Km Solidário”, que deve chegar a 12 horas de duração. O evento esportivo é beneficente e aberto a todo público. A largada será às 5h e o encerramento às 17h, na Lagoa Maior. A inscrição é um litro de leite, que será revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Até ontem houve 398 inscrições e arrecadados 691 litros de leite.

A corrida e caminhada são promovidas pelo ultramaratonista Marcelo Feitoza, em parceria com o Grupo de Runners Pró Saúde 3Lagoas e Rede a Feminina. Feitoza explicou que o evento é uma forma de divulgar a modalidade de ultramaratona e ajudar a sociedade. “O intuito é mostrar para todos como funciona uma ultramaratona de rua, divulgar essa modalidade e ajudar quem precisa”, disse.

DESAFIO

A corrida ainda servirá de preparação física para Feitoza, que participará no dia 20 de setembro de uma ultramaratona de 48 horas, na cidade do Guarujá (SP). No intuito de movimentar ainda mais o evento, Feitoza propôs um desafio: até a arrecadação de 999 litros, ele correrá 12 horas contínuas. Se as doações baterem 1000 litros, o atleta dobrará o tempo e correrá por 24 horas.