Veículos de Comunicação

10

Falta de colaboração compromete teste de vacina da dengue em Três Lagoas

Faixas etárias com menos voluntários são as crianças com idade entre um e oito anos

Três Lagoas foi uma das duas cidades de Mato Grosso do Sul selecionadas para fazer parte do estudo que visa à elaboração de uma vacina contra a dengue no país, mas a população pouco tem colaborado com o setor de Vigilância Epidemiológica municipal. De acordo com o setor, até o momento, a ação teve baixa procura de voluntários e não conseguiu atingir a meta de coleta de sangue, que é 50% de cada faixa etária.

O setor deveria coletar 1.022 amostras de sangue de pessoas entre 0 a 20 anos de idade, no entanto, apenas 47,4% desse total foram coletadas. Até esta segunda-feira, 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 485 amostras foram coletadas desde o último dia 15, quando a campanha iniciou-se.

Voluntários com idades entre quatro a cinco anos; oito a dez; dez a doze; doze a quatorze; quatorze a dezesseis; dezesseis a dezoito e dezoito a vinte foram os que mais participaram do projeto. Essas faixas etárias já atingiram a meta da coleta mínima, de 50%.

Em nota à imprensa, a coordenadora do Setor de Vigilância Saúde Epidemiológica, Neide Yuki, informou que as faixas etárias com menos voluntários são as crianças com idade entre um e oito anos.

A ação, que teve início no dia 15, encerra-se na próxima semana.

DENGUE

De acordo com o boletim epidemiológico, nº 28, da Secretária de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas está classificada com índice de alta incidência, quando há acima de 300 casos por 100 mil habitantes. O levantamento dos dados aponta que o município registrou 1.983 notificações da doença, além de uma morte neste ano. Os dados se referem até o último dia 15 de agosto.

PROJETO

Três Lagoas foi uma das 63 cidades selecionados no país para participar de um projeto que estuda a elaboração de uma vacina contra a dengue. Além de Três Lagoas, Corumbá também foi escolhida para participar do estudo no Estado. Com o objetivo de estimar a incidência da infecção por dengue nos municípios selecionados a partir dos dados de inquérito transversal de soroprevalência etariamente estratificado, para apoiar na demanda de decisão quanto à melhor estratégia para introdução da vacina contra Dengue no Brasil.