Veículos de Comunicação

Oportunidade

Fotografia Newborn: Conheça a técnica que vem conquistando pais de bebês recém-nascidos em Três Lagoas

Para garantir o conforto do bebê, sessão fotográfica pode levar até três horas e ambiente é aquecido em até 29º C

Imagine fotografar um recém-nascido com menos de 20 dias de vida. Agora pense na evolução desta criança até completar seu primeiro aniversário. O nascimento dos primeiros dentes, as tentativas dos primeiros passos, mudança facial, ganho de peso, de cabelo. São tantas etapas que os pais acompanham antes do filho completar um ano de vida que a técnica fotográfica chamada newborn (recém-nascido, em português) vem se fortalecendo em Três Lagoas.

A técnica surgiu nos Estados Unidos e logo ganhou espaço entre os fotógrafos europeus. No Brasil, a modalidade é bastante difundida há quase dez anos. A fotógrafa três-lagoense Luana Francis exerce o newborn há seis anos na cidade e garante que as famílias têm aderido cada vez mais a essa modalidade.

O ensaio de newborn é um estilo à parte na arte da fotografia. Conforme Francis, as fotos não acontecem no estúdio e sim na casa da família, um trabalho que pode levar até três horas. “O ensaio é mais demorado que os outros porque é preciso respeitar o ‘tempo’ do bebê. Se ele sentir fome, por exemplo, a equipe interrompe o ensaio para a mãe amamentá-lo”, explica. A temperatura do ambiente também é um fator levado em conta. De acordo com a profissional, o espaço é aquecido em até 29º C – a temperatura média do útero da mãe.

O ensaio é feito com bebês que tenham nascido em menos de 20 dias e, por isso, o uso de alguns acessórios e poses são tão inusitadas nesse tipo de técnica. Geralmente, eles são colocados dentro de cestas e malas, sobre algum móvel da casa e até mesmo nas mãos da mãe ou do pai.

Coroas, faixas headband e toucas são as únicas peças que vestem os bebês. “Como a criança ainda é muito pequena as roupas sempre ficam largas demais”, explica a fotógrafa.

O acessório mais utilizado, ressalta Luana, são wraps, que em português significa enrolar, embrulhar. Isso permite que a fotógrafa escolha a melhor posição para garantir a foto na pose escolhida. Além disso, o wrap não marca a pele do bebê, é antialérgico e higiênico. “As mães só estão se rendendo ao newborn devido à higiene que mostro ter com os acessórios usados e também pela segurança que o ensaio exige dos profissionais”, acrescenta.

No mais, é só curtir o resultado e guardar imagens fotográficas como lembranças.