Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas sedia seletiva regional do Campeonato Brasileiro de Boxe

Cerca de 60 atletas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins participam da seletiva para o torneio nacional

Três Lagoas sedia, pela primeira vez, uma etapa regional do Campeonato Brasileiro de Boxe. Aberta ontem e programada para ir até domingo, a segunda seletiva regional da modalidade é disputada no ginásio de esportes Cacilda Acre Rocha.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Boxe e a Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul e garante vaga para o brasileiro previsto para novembro. Participam da seletiva, além do Mato Grosso do Sul, os Estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.

Dois atletas e um técnico de Três Lagoas compõem a seleção sul-mato-grossense, que também conta com mais sete lutadores: cinco de Campo Grande, um de Aquidauana e outro de Coxim.

Ontem houve a cerimônia de abertura e oito lutas da primeira fase. Hoje, termina a fase classificatória, a partir das 17h, com 18 lutas, e amanhã, às 18h, serão disputadas as finais, com mais 10 lutas.

O presidente da Federação de Boxe do Mato Grosso do Sul, Marcelo Nunes, explicou que Três Lagoas foi escolhida por três motivos. “O desenvolvimento da modalidade está sendo muito positivo aqui em Três Lagoas, porque o técnico da seleção estadual, Marcos Praxedes, realiza um ótimo trabalho. Conseguimos apoio local para a competição e, por fim, precisamos sair da capital. O Estado não se resume só à Capital Campo Grande”, disse.

Marcelo Nunes ainda informou que, no próximo ano, a cidade poderá sediar outra competição em nível nacional. “Queremos trazer, no ano que vem, o campeonato brasileiro feminino e o de cadete masculino, com a participação de 200 atletas. Esses torneios movimentam a economia local, porque os competidores vêm acompanhados de familiares e desfrutam dos serviços do município”, apontou.

ATLETAS LOCAIS

Disputam a seletiva Thiago Santos, 31 anos, categoria peso pesado (91 kg) e Ícaro Costa, 19, categoria meio pesado (81 kg), além de Marcos Praxedes.

O treinador ressaltou que os principais adversários de Mato Grosso do Sul são o Distrito Federal e Mato Grosso. 

 “Não tenho como citar nomes de favoritos porque a competição possui somente atletas de alto nível. O Thiago luta em uma das categorias mais difíceis do torneio e os resultados de competições dependem muito do dia de cada competidor. Essa é a primeira competição nacional do Ícaro – que é uma revelação do boxe. Os dois estão muito bem treinados e têm grande chance de conquistar vaga no nacional”, finalizou.

É a terceira vez que o Estado sedia a seletiva. Antes, o torneio passou duas vezes por Campo Grande (2006 e 2007). Mato Grosso do Sul foi campeã nos anos de 2007 e 2008. No ano passado, a equipe estadual terminou a seletiva em terceiro lugar, atrás de Minas Gerais e do campeão Distrito Federal.

Simultaneamente ao torneio acontecem seletivas em Osório (RS), com atletas de nove Estados, e em Aracaju (SE), que reúne seleções de mais seis Estados.