Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PMA deflagra “Operação Pré-Piracema” em todo o Estado

Em setembro, 42 pescadores foram presos por crime ambiental no Estado

Teve início nesta semana a “Operação Pré-Piracema” da Polícia Militar Ambiental com o objetivo de combater a pesca predatória nos rios de Mato Grosso do Sul. Conforme informações do comando geral da corporação, a ação teve início oficialmente no dia 1º de outubro, seguindo calendário formulado há dois anos. No entanto, as fiscalizações foram intensificadas ainda em setembro.

O objetivo é prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados. Nesse período, explicou a PMA, a quantidade de turistas e pescadores no Estado se intensifica devido à facilidade para a captura dos peixes. A Operação Pré-Piracema acontece até o dia 6 de novembro, dia do fechamento oficial da pesca na Bacia do Rio Paraguai.

Ainda segundo a PMA, no mês de setembro, policiais ambientais do Estado prenderam 42 pescadores com 513 quilos de pescado ilegal nos rios de Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram apreendidos seis quilômetros de redes de pesca (petrecho proibido). Quatro pescadores foram autuados administrativamente por falta de licença de pesca.

A operação também englobará o feriado do Dia de Finados, dois de novembro.