Veículos de Comunicação

10

Hospital anuncia instalação de UTI neonatal em Três Lagoas

Obras estão em fase de acabamento; projeto inclui unidade intensiva para adultos

O hospital Cassems, de Três Lagoas, deverá inaugurar, no fina do mês que vem, a primeira unidade de tratamento intensivo neonatal da cidade. A construção da UTI neonatal faz parte de um projeto de ampliação lançado no início deste ano, que custará R$ 3 milhões à empresa, e inclui a instalação de uma UTI para pacientes adultos. As duas unidades terão 10 leitos cada. Também está prevista a instalação de um tomógrafo computadorizado e de quatro salas de cirurgias, neste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, as obras estão em fase de acabamento e devem ser concluídas até o início de novembro, para a instalação de equipamentos. O projeto é acompanhado por Efrain Gomes, gerente do hospital; Aelton Oliveira, gerente da regional Cassems e o presidente do plano de saúde, Ricardo Ayache.

A instalação da UTI neonatal soluciona, segundo o grupo da Cassems, um problema de atendimento pediátrico enfrentado por pacientes da cidade, que são obrigados a se deslocar para a capital Campo Grande ou para cidades paulistas – em atendimentos conveniados – para a obtenção de vagas em UTI neonatal. Nos dois casos, os deslocamento superam aos 300 quilômetros. Em São Paulo, a UTI do tipo mais próxima fica em São José do Rio Preto. 

Para o presidente da Associação Médica de Três Lagoas, o ginecologista Marco Lúcio Trajano dos Santos, a instalação da unidade é uma conquista para Três Lagoas. “Toda a cidade ganha com esta ampliação do hospital. Hoje os médicos e familiares de pacientes enfrentam grandes problemas para a  ocupação de vagas para crianças, porque é necessário fazer grandes deslocamentos para outras cidades. A partir do funcionamento desta UTI neonatal aqui em Três Lagoas, felizmente, este obstáculo estará eliminado”, disse.