Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bombeiros e empresas simulam atendimento a emergência em Três Lagoas

Ação faz parte do Plano de Auxílio Mútuo para casos de acidentes industriais

Quem passou pela avenida Filinto Müller na manhã desta sexta-feira, dia 23, sentido BR-158, se deparou com uma grande estrutura montada para atender a um acidente. A ação foi uma simulação, resultado final de mais um curso promovido pelo Plano de Auxílio Mútuo (PAM), reativado há dois anos em Três Lagoas com o objetivo de promover melhorias de resposta rápida a acidentes industriais.

Conforme informações da Fibria, uma das empresas que compõem o PAM, a simulação, realizada na frente do quartel do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, mobilizou representantes de 16 indústrias instaladas na cidade e também de equipes do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 40 pessoas participaram da operação, que simulava um acidente envolvendo um caminhão carregado com produtos químicos e um ônibus escolar.

Na simulação, havia vários feridos. O foco do treinamento era administrar a situação, de modo ágil e seguro, e realizar os procedimentos de socorro às vítimas.

Segundo a Fibria, periodicamente, os integrantes do Plano de Auxílio Mútuo se reúnem para traçar novas estratégias e incentivar a reciclagem dos conhecimentos sobre segurança.

A associação possui o apoio e a participação de órgãos públicos e seu acionamento é feito pelo Corpo de Bombeiros, encarregado de verificar quando há a necessidade de atuação das equipes e/ou equipamentos de segurança das empresas que integram a associação.

Ao todo, são 11 empresas que compõem essa associação. Entre elas, Fibria, International Paper, Petrobras – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen – MS), Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE – LCP), Siderúrgica Três Lagoas (Sitrel), White Martins, Akzo Nobel, Omya, Eldorado Brasil, Metal Frio e Cargill.

Além do Corpo de Bombeiros, o PAM ainda conta com o apoio de instituições como Defesa Civil, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Prefeitura de Três Lagoas.