Veículos de Comunicação

Polícia

TJ/MS realiza mutirão de conciliação do seguro DPVAT em Três Lagoas

Serão promovidas 91 audiências na região Leste, 71 delas, somente na cidade

Teve início nesta terça-feira, dia 27, o Mutirão de Conciliação do Seguro DPVAT na região Leste de Mato Grosso do Sul. Conforme informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), a ação, realizada através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), acontece simultaneamente em quatro cidades da região do Bolsão.

Três Lagoas, no entanto, é a que conta com maior número de audiências a serem realizadas, com 71 processos . Em Ribas do Rio Pardo serão promovidas outras 11 audiências. Também estão previstas cinco tentativas de conciliação em Água Clara e outras quatro em Brasilândia. Ao todo, serão 91 audiências realizadas nestes municípios.

Ainda segundo o TJ/MS, Três Lagoas e região faz parte do oitavo trajeto do mutirão da Justiça, que pretende passar por  12 regiões do interior do Mato Grosso do Sul .

Antes de chegar a Três Lagoas, informou o TJ/MS, o mutirão havia passado pela região que engloba Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante e Itaporã, entre os dias 19 e 21 de outubro. Nessa região, o núcleo de conciliação promoveu 78 audiências, das 95 previamente agendadas. O resultado foi de 35 acordos homologados e 43 em que as partes não chegaram a um denominador comum. Nos primeiros sete trajetos, o índice de acordos chegou a 70% das audiências realizadas, segundo estimativa do Tribunal de Justiça.

AUDIÊNCIAS

As audiências conciliadoras acontecem nos períodos da manhã e da tarde, no Fórum das Comarcas, em sua maioria. Os trabalhos, explicou o TJ/MS, são conduzidos por dois conciliadores do Nupemec e, antes de cada audiência, a parte (vítima de acidente) passa por perícia médica, realizada por profissional nomeado judicialmente.

“O exame médico é realizado nas dependências do Fórum e o laudo é emitido imediatamente. Com base no documento, será possível graduar as lesões e quantificar a indenização que a vítima do acidente automobilístico tem direito a receber”, completou o Tribunal de Justiça.