Veículos de Comunicação

3

Em Três Lagoas, menos de mil eleitores assinaram projeto contra corrupção

Ação liderada pelo MPF aponta que a baixa adesão se aplica em outros Estados

Os eleitores três-lagoenses pouco têm colaborado com projeto “10 medidas contra a corrupção”, proposto pelo Ministério Público Federal, em agosto deste ano. Segundo dados do Cartório da 9ª Zona Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas possui 72.545 eleitores e destes, somente 818 assinaram, informou a Procuradoria da República no Município de Três Lagoas. A expectativa era de que pelo menos 15 mil eleitores colaborassem com o projeto.

Aqueles que ainda não assinaram e tenham interesse devem comparecer na sede da Procuradoria da República, localizada na rua Farmacêutico Júlio Mancini, 348, no bairro Colinos, munidos de documentos pessoais.

A pouca quantidade de assinaturas deixadas no MPF de Três Lagoas não é uma exclusividade da cidade. O MPF divulgou o “assinometro” do projeto e mostra que dos mais de 140 milhões de eleitores no Brasil, somente 474.141 assinaram. A quantidade de eleitores em Mato Grosso do Sul, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de 1.809.900. Destes, apenas 21.177 eleitores contribuíram com o projeto.  

O Centro-Oeste aparece no ranking como a terceira região do Brasil que mais teve assinaturas, com 14,9%. A região do Sudeste lidera, com 45,9%. E São Paulo é o estado com maior número de assinaturas. O Estado soma 31.962.103 assinaturas.

PROPOSTA

O objetivo do MPF é coletar assinaturas de cidadãos e cartas de apoio de instituições para proposição de mudanças legislativas de iniciativa popular, a fim de que a legislação brasileira seja alterada e casos de corrupção no país sejam reduzidos.