Veículos de Comunicação

Oportunidade

Aplicativo permite acessar qualidade do sinal de celular na sua cidade

Em Três Lagoas, percentual de queda de chamadas varia de 0,85% a 1,59%

Usuários da telefonia móvel agora poderão acessar a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras que operam em todo território nacional. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou, neste mês, a mostrar a qualidade do sinal de celular oferecido pelas operadoras nas cidades brasileiras. O serviço pode ser acessado através do aplicativo “Serviço Móvel”, que já está disponível para smartphones que rodam Android e para iOS.

Pelo app, que usa como ponto de referência a localização do usuário, o consumidor poderá acessar, por exemplo, o número de torres instaladas por cada operadora, a qualidade das chamadas e o percentual de “desconexão” (queda nas chamadas e na internet).  Essas antenas ainda são discriminadas conforme a tecnologia de conexão (2G, 3G e 4G). “A Anatel trata indicadores de qualidade das estações (antenas) e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras”, explica a agência.

Com base na porcentagem de acessos bem sucedidos às redes de dados e de voz e no índice de quedas, o aplicativo estabelece um ranking entre as operadoras.

Em Três Lagoas, por exemplo, a operadora Claro lideram com maior número de estações de rádio-base (ERB, as antenas). Ao todo, são 13 estações 2G e 12 3G – o aplicativo ainda mostra a posição de cada antena no mapa da cidade. Em segundo lugar no ranking, aparece a Vivo, com 24 estações (12 3G e 4G). A Tim e a Oi empatam com 12 estações cada, sendo a primeira com sete 2G e cinco 3G e a segunda, com seis em cada.

Ainda segundo o aplicativo, em julho deste ano (dados mais recentes divulgados pela Anatel), a Claro liderou o ranking de acesso à rede de voz, com 99,92% de chamadas e índice de desconexão (queda nas chamadas) de 0,44%. A Vivo também aparece em segundo, com 99,92% de acesso à chamadas e 0,99% de desconexão. Na Tim, o índice foi de 99,73% de chamadas e 1% de desconexão. A Oi aparece em último com 87,39% de chamadas completadas e 1,03% de quedas.

O ranking geral de transmissão de dados permanece semelhante. A Claro obteve 0,42% de quedas na transmissão de dados. A Tim aparece em segundo, com queda de 0,42%, a Vivo aparece com 1,23% e a Oi aparece em último com 2,85% de queda de transmissão.

Na média geral, quando analisados os dados de agosto a julho deste ano, o índice médico de queda de chamadas foi de 1,22%. O ponto de referência apresentado pela Anatel é de 2%. A Claro aparece com menor média de queda em chamadas, 0,85% e a Tim com maior índice médio, 1,59%.