Veículos de Comunicação

Oportunidade

Programa ABC Cerrado será lançado hoje em Paranaíba

O produtor que aderir ao projeto receberá capacitação e orientação técnica

Às 19h desta quinta-feira o Sindicato Rural lança em Paranaíba o programa ABC Cerrado, que visa a recuperação de pastagens; apenas oito Estados brasileiros foram contemplados e em Mato Grosso do Sul, Paranaíba é a terceira cidade a fazer o lançamento.

Wilberto Amaral, presidente do Sindicato Rural, explicou que dentro do Programa haverá um ano e meio de assistência gratuita ao produtor que se enquadrar e atender as exigências. Participarão da palestra de lançamento Orlando Baeis, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ademir Hugo Zimer, da Embrapa Gado de Corte; e Mateus Tavares do Senar Central de Brasília, coordenador nacional do Programa.

O produtor rural que aderir ao projeto ABC Cerrado receberá capacitação e orientação técnica para produzir agropecuária sustentável e com baixa emissão de carbono. Ele é o principal agente de mudança e por isso, estamos aqui para apresentar a proposta do projeto e as possibilidades de mudança.

“Eles irão discorrer tudo sobre o ABC Cerrado, e fazemos um convite a todos os produtores rurais de Paranaíba, a inscrição é gratuita. Serão duas horas de palestra e com isso o Sindicato cumpre sua missão e será muito oportuno”, frisou.

Hoje, estima Wilberto, cerca de 90% das pastagens de Paranaíba precisam ser recuperadas e esta é uma possibilidade para o produtor ter conhecimento de como é o Programa, já que muitas vezes ele encontra dificuldade quanto a assistência por exemplo.

O presidente ainda destacou que para participar do Programa e a assistência é gratuito, porém o material utilizado na reforma de pastagem será a cargo do produtor rural.

A iniciativa, destacou Wilberto, comprovará que a transferência de tecnologia e utilização de manejo adequado nas atividades rurais são fundamentais para preservação do meio ambiente.

"As tecnologias utilizadas no programa contribuem para melhoria e qualidade da água e do solo. Além disso, refletirão diretamente no aumento da produtividade e rentabilidade do produtor”, frisou.