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Três Lagoas

Grupo retoma obras de shopping em Três Lagoas

Empreendimento de varejo e lazer orçado em R$ 100 milhões é um dos cinco em fase de instalação em Mato Grosso do Sul

As obras de construção do North Shopping Nações de Três Lagoas foram retomadas em outubro e a previsão é de que, de agora em diante, não parem mais, como já ocorreu por duas vezes. A previsão é de que, até o final do ano que vem, o empreendimento esteja construído, para entrar em funcionamento em 2017, agora, com um novo investidor integrado ao projeto. 

O empreendimento está  orçado em aproximadamente R$ 100 milhões.

Pesquisas já comprovaram que a cidade comporta um empreendimento como este porque Três Lagoas ainda é carente de espaço amplo de compras e, ao mesmo tempo, para o lazer. Com base nisso, é que foi projetada a construção do primeiro centro de compras de grande porte da cidade. Quem passa pela BR-158, no cruzamento com a avenida de acesso ao balneário público municipal, pode ver trabalhadores no local e as obras avançando.

Segundo o empresário e um dos sócios do shopping, Jefferson Salomão, houve uma readequação do projeto. “Três Lagoas comporta e merece um shopping. As pessoas merecem ter um local para compras, para passear, ir ao cinema, enfim, um local também para o lazer”, destaca.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, é da mesma opinião. Ele entende que Três Lagoas comporta o empreendimento. “O shopping vai atender toda a região e as cidades do Estado de São Paulo. Os empresários estão investindo nesta obra porque acreditam no potencial da nossa região”, destacou.

De acordo com o secretário, com a ampliação das fábricas de celulose e a retomada da fábrica de fertilizantes da Petrobras, a cidade deve receber mais moradores. “A tendência é que essas fábricas possam atrair outros investimentos e mais pessoas”, frisou. Atualmente, o município conta com 113.619, segundo dados do IBGE, divulgados neste ano. Mas, devido às indústrias, ocorre a chegada de trabalhadores de outras regiões do país.

Devido à falta de um espaço de compras e lazer, muitos três-lagoenses atravessam o rio Paraná para ir ao shopping de Andradina (SP). O cinema de lá é um dos atrativos ao centro de compras. Recentemente, a única sala do cinema de Três Lagoas fechou as portas, comprovando a necessidade de um espaço como este na cidade.

PARCERIAS

O shopping será construído por uma parceria entre o grupo North Empreendimentos Brasil -, que está há 21 anos no mercado, com cinco shoppings no Ceará, um em Pernambuco e dois em Barretos e Votuporanga, no Estado de São Paulo -, em sociedade com a família Salomão de Três Lagoas e outro empresário que atua em Campo Grande. 

Cerca de 20 franquias já fecharam contrato e vão compor o empreendimento. Entre elas, Riachuelo, Marisa, Avenida, Casas Bahia, Zig Zag, Ancoragem, Cacau Show, Centerplex-Cinema, North Boliche que será junto com a cervejaria Itaipava e Restaurante Divino Fogão, entre outras. 

North é o único investimento do setor no interior do Estado

O Brasil tem 530 shoppings em operação, mas apenas cinco em Mato Grosso do Sul, instalados em Campo Grande e Dourados. Os dados são da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), que prevê mais cinco empreendimentos inaugurados no Estado nos próximos anos. Entre eles, o North Shopping Nações de Três Lagoas e os outros na capital.
O primeiro shopping sul-mato-grossense surgiu em 1989, na capital. Pioneiro, o Shopping Campo Grande iniciou o processo de transformação na cultura e economia do Estado e, até 2011, foi também o único centro de compras deste porte.
No interior, o Shopping Avenida Center, em Dourados, foi o primeiro centro de compras de porte médio e está em operação desde junho de 2006. Outro investimento menor, também no interior, surgiu em Naviraí, com o Shopping Oriente, que possuía uma sala de cinema destruída por um incêndio em 2013 e acabou fechando as portas.
Entre os investimentos de maior nível, o último lançamento no Estado foi em Campo Grande, em 2013, com o Shopping Bosque dos Ipês, com 38 mil metros quadrados de área locável, 2.000 vagas de estacionamento e espaço para 167 lojas, sendo oito âncoras, seis salas de cinema 3D, além de praça de alimentação. O grupo Jereissati já investiu mais de R$ 150 milhões no empreendimento.
O North Shopping Nações de Três Lagoas é apenas um pouco menor. Terá quase 28 mil m² de área para locação e será um empreendimento de nível médio, segundo parâmetro adotado pela Abrasce. 
A associação considera shoppings empreendimentos com Área Bruta Locável (ABL), normalmente, superior a 5 mil m², formados por unidades comerciais, com administração única e centralizada, que prática aluguel fixo e percentual. (Colaboração de Tatiana Brandini)