Veículos de Comunicação

Três Lagoas

IFMS oferece 1.060 vagas para cursos técnicos de nível médio

As vagas são para Três Lagoas e outros nove municípios

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 1.060 vagas em cursos técnicos integrados de nível médio, em Três Lagoas, e outros nove municípios do estado. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (13), pela internet, e a taxa é de R$ 20. O valor deve ser pago em qualquer agência do Banco Brasil até o dia 16.

De acordo com a instituição, a prova será realizada no dia 6 de dezembro. As vagas ofertadas são para os campus de Três Lagoas (160), Aquidauana (120), Campo Grande (120), Corumbá (80), Coxim (80), Dourados (80), Jardim (60), Naviraí (80), Nova Andradina (120) e Ponta Porã (160).

Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas para os que comprovarem renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição.

Requisitos
O candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

O curso técnico integrado possibilita ao estudante cursar a formação básica (ensino médio) e a formação técnica de forma articulada. O diploma terá validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme o conteúdo programático.

O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas.

A previsão é que resultado do exame de seleção seja divulgado no dia 16 de dezembro. O ingresso na instituição será no primeiro semestre letivo de 2016. (fonte