Veículos de Comunicação

Campo Grande

Número de campo-grandenses endividados aumenta, aponta pesquisa

Aumento ocorreu entre a população com mais de 10 salários mínimos e a principal fonte de dívidas, em amis de 60% dos casos, é o cartão de crédito

Cheque especial aparece em segundo lugar no ranking de fonte de dívidas - Foto: Reprodução/ Fecomércio MS
Cheque especial aparece em segundo lugar no ranking de fonte de dívidas - Foto: Reprodução/ Fecomércio MS

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) revela que as categorias “muito endividados” e “pouco endividados” tiveram aumento entre março e abril em Campo Grande.

Apesar dos dados coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrarem uma leve redução do índice de famílias endividadas (PEIC) de 60,6% para 59,4%, categorias citadas aumentaram, juntas, em quase três pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, os “muito endividados” aumentaram de 11,9%, em março, para 12,2 % em abril. Entre os “pouco endividados” o aumento foi maior: 29,1% contra 26,9% em março.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dede de Oliveira, explica que o aumento ocorreu entre a população com mais de 10 salários mínimos. “A sondagem identifica que os aumentos mais significativos foram nos indicadores referentes a consignados, financiamento de carro e crédito pessoal”, afirmou Regiane.

Tabela: Divulgação/ Fecomércio