Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Radares e lombadas começam a multar neste domingo

Em novembro, mais de 3,5 mil condutores haviam sido multados, mas autuações foram canceladas

Condutores de Três Lagoas precisam estar atentos aos radares e lombadas eletrônicas instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade. Após suspensão das multas por parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), a Secretaria Municipal de Trânsito reforça que equipamentos de fiscalização de velocidade eletrônicos serão ativados definitivamente neste domingo, dia 20, e começarão a multar os motoristas que não respeitarem os limites de velocidade.

Os equipamentos foram instalados no mês de julho deste ano, através de uma parceria entre o Detran/MS e a Prefeitura de Três Lagoas. O projeto foi executado pela empresa Perkons, de Pinhais (PR), que também ficará responsável pelo gerenciamento dos equipamentos, juntamente com o Detran.

Recentemente, a operação dos radares e lombadas eletrônicas foi alvo de polêmica em Três Lagoas. Os equipamentos haviam entrado em funcionamento em novembro. No entanto, ocorreu uma falha de comunicação entre o Departamento Estadual de Trânsito e o município, que não foi informado sobre o início da aplicação das multas antes da data prevista.

Em decorrência da falha, todas as multas aplicadas em novembro, foram canceladas. Na época, pouco mais de 3,5 mil condutores haviam sido multados, o que corresponde a uma média superior a 115 multas por dia. Em nota, o secretário municipal de Trânsito, Milton Silveira, informou que todas as multas aplicadas anteriormente se tornarão sem efeito e os motoristas não precisam tomar providências alguma.

LOCAIS

Os radares fixos, que visam coibir a parada sobre a faixa de pedestre e o cruzamento dos semáforos no sinal vermelho, foram instalados na avenida Capitão Olyntho Mancini, nos cruzamentos com a avenida Filinto Müller e com a rua Mario Mancini. Neles, o limite de velocidade é 40 km/h.

Já as lombadas eletrônicas estão instaladas nas avenidas Capitão Olyntho Mancini e Rosário Congro, onde os limites de velocidade são 30km/h e 50km/h, respectivamente. O sistema de fiscalização eletrônico também foi instalado na rua Egídio Thomé. Na via, o limite de velocidade é de 50km/h.

“Os radares controlarão a velocidade, avanço e parada dos veículos sobre a faixa de pedestre e as lombadas eletrônicas o abuso da velocidade. A ativação será muito importante para coibir os abusos cometidos pelos motoristas e motociclistas e, consequentemente, conseguiremos diminuir os índices de acidentes em nosso município”, destacou o secretário.